Olá  Luís Carlos da Fonseca de Santo Antônio de Posse - SP

Segundo a Bíblia de Jerusalém, que tomo por base para ler o texto, a expressão que colocaste na pergunta em que Jesus diz a Pedro que “teria” as chaves do inferno, não aparece. Seria bom citar o texto para confirmar.

Consultei a Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional, aparecendo no texto traduzido dos originais: “e as portas do Hades não poderão vencê-la” (Mateus 16,18) não fala em chaves do inferno...

A Bíblia de Jerusalém assim coloca:

“18Tambémeu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus...” Mateus 16,18-19 Bíblia de Jerusalém.

Compreendemos que as portas do Inferno estão para designar o Sheol ou Hades, que fala a morada dos mortos. No texto se entende que portas significa potência do mal, que arrastou os homens a morte e a perdição eterna mas que Cristo com sua morte e ressurreição desce a morada dos morros com a missão de resgatar a humanidade da morte temporal e eterna e os recoloca no Reino dos Céus que Pedro tem as chaves.

Em particular aceito esta interpretação para chaves, dada a Pedro, são elas do Reino dos Céus e não do Inferno.