Um déficit de quase 100 milhões de metros cúbicos de água é a situação este ano em Israel. Marcando um novo recorde de seca, chuvas para o mês de janeiro foram particularmente baixas. Mesmo com uma campanha de sensibilização junto ao público consumidor e a redução de 100 milhões de metros cúbicos de água utilizados para a agricultura, jardinagem, a pouca chuva deste ano significa um novo período de crise em relação à água em Israel..

De 1980 a 2007, o nível de chuvas no lago Kinneret (Tiberíades) foi de 328 milhões de metros cúbicos. Em 2006, caiu para 220 e em 2007 para 82. Para o período 2008-09 esse volume deve ser de 45 milhões de metros cúbicos.

Samiet Raphael, o mais famoso professor da universidade israelense, a Technion, culpa o governo israelense pela escassez de água "O Governo e o Ministério das Finanças que gerenciam o plano de dessalinalização em Israel são os culpados pelo danos causados pela pouca chuvas.

Ele acusou o Ministério das Finanças dizendo que desde a decisão do governo de construir usinas para transformar a água salgada do mar em água potável, somente duas usinas foram construídas, produzindo 130 milhões de metros cúbicos de água potável por ano, ou seja: um terço da quantidade prevista.

Neste momento estão sendo construídas uma usina em Hadera, outra em Ashdod e outra em Nahal Soreq e cada uma poderá produzir 100 milhões de metros cúbicos de água potável por ano.