Um curiosa cerâmica foi descoberta durante uma escavação em preparação à construção de uma escola pela prefeitura de Jerusalém. Junto foram encontrados vários objetos, alguns dos quais são do período chamado de Cananeu Médio (2200-1900 aC) e outros são dos últimos anos do período do Primeiro Templo (VIII .- VII. séculos aC). O objeto que chamou mais a atençao foi uma alça (de um vaso) na qual está gravado o nome "Menachem", escrito em hebraico antigo.

O nome Menachem é conhecido seja no âmbito do hebraico que no fenício. Outros objetos com esse nome foram encontrados em Israel, na Assíria, Chipre e Egipto.

Na Bíblia aparece o nome Menachem Ben Gadi. Ele reinou em Israel durante 10 anos, na Samaria, e foi um dos últimos reis do Reino de Israel. Segundo 2Reis, Menachem Ben Gadi subiu ao trono no 39. ano de Uzziah, rei de Judá.

Menachem, rei de Israel, também é mencionado no texto do rei da Assíria, Tiglath-Pileser III, como "Menachem de Samaria" e como um dos reis, de quem ele recebeu homenagem.