É uma pergunta muito difícil de responder e, diria, praticamente impossível. Não sabemos qual é o livro mais antigo da Bíblia e mesmo se soubéssemos, é difícil dizer quem o escreveu. Essa dificuldade, que pode impressionar quem não é acostumado a lidar com literatura antiga, há diferentes causas. Cito abaixo algumas delas, sem querer ser exaustivo:

A Bíblia vem da tradição oral: a maioria dos textos que lemos, quando abrimos as páginas da Bíblia, é fruto da tradição que passou, de maneira oral, de pai para filho. Os hebreus se reuniam nas famílias ou em celebrações e trasmitiram oralmente esses textos, que só em um segundo momento foram colocados por escrito. Por isso não podemos atribuir a idade de um texto ao momento em que ele foi colocado por escrito, mas quando começou a ser transmitido oralmente

A maioria dos livros se formou aos poucos: nós estamos acostumados, quando lemos um livro, a supor que um autor se sentou em sua escrivania e durante no máximo alguns meses produziu aquele escrito. Para os livros bíblicos não foi assim. A maioria dos livros bíblicos, principalmente aqueles do Antigo Testamento, foram escritos por várias pessoas ou até mesmo por grupos. Na história de Israel, algum dia, alguém decidiu reunir diversos textos ou tradições e colocou tudo junto, dando origem a verdadeiros livros, que no início não existiam. Essas pessoas são chamadas de "redatores". Eles não só reuniram materiais de outras pessoas, mas também acrescentaram suas opiniões e seu próprios textos. Um exemplo bastante evidente são os 5 primeiros livros da Bíblia. Eles contém diferentes fontes, colocadas juntas provavelmente quando o povo hebreu voltou do Exílio, da Babilônia.

O autor é anônimo ou pseudônimo: muitas vezes o presunto autor não é aquele que pensamos, mas alguém que toma o nome de algum personagem importante. Por exemplo, a tradição diz que foi Moisés que escreveu os 5 primeiros livros bíblicos, mas sabemos bem que não foi assim. Usar um nome importante dava autoridade ao escrito. O mesmo acontece para os livros proféticos. Embora se use o nome de um profeta, é provável que os responsáveis pelos textos atribuídos a um profeta não seje ele mesmo, mas os seus discípulos.

 

Em busca de textos mais antigos

Apesas dessas "desculpas", que sublinham a dificuldade na busca do livro mais antigo e do seu autor, a pesquisa não deixa esse tema para trás.

Os textos mais antigos são, obviamente, aqueles do Antigo Testamento, que foram escritos em um período de cerca de mil anos, até o tempo de Cristo. Todos os 27 livros do Novo Testamento foram escritos em um período de 50 anos, no final do primeiro século da nossa era.

Textos certamente antigos são as orações que o povo dizia, por exemplo quando se dirigia ao Templo. Por isso, podemos considerar alguns salmos como sendo muito antigos.

A mesma fama de antigo - talvez um dos textos mais antigos da Bíblia - tem o Cântico de Míriam, que se encontra em Êxodo 15, depois que o povo atravessou o Mar Vermelho.