Olá Mari Fraguas de Raposo - Itaperuna - RJ

Paulo durante sua vida apostólica teve muitos colaboradores. Mesmo porque, ele não permanecia, em um lugar apenas, mas tinha como meta levar o evangelho de Jesus até os confins da terra.

Paulo evangelizava, formava uma Comunidade, depois seguia viagem deixando seus colaboradores para conduzirem estas comunidades cristãs. Muitos acompanharam Paulo, lembramos Marcos em sua primeira viagem missionária, que por motivos de temperamento, deixou Paulo para se unir a evangelização com Pedro.

Outro personagem importante foi Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu Pai era pagão mas a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. O apóstolo Paulo converteu toda a família de Timóteo quando esteve em sua cidade, sua avó, mãe e ele próprio, ele contava com vinte anos, seguiu Paulo e nunca mais se afastou do apóstolo.

Timóteo foi colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Paulo o enviou muitas vezes as igrejas que tinham fundado, com o objetivo de corrigir erros e manter a paz. Assim foi em Tessalônica, com o seu aspecto de rapaz frágil. Porém “que ninguém despreze a tua jovem idade”, lhe escreveu Paulo na primeira das duas cartas pessoais. Aos Corinto Paulo o apresenta assim: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.

Outro importante colaborador de Paulo foi Tito considerado o segundo grande colaborador de Paulo. Provinha do paganismo. Foi convertido e batizado por Paulo. Em 49 já estava com Paulo em Jerusalém, para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. “Meu companheiro e colaborador” como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro de Paulo na famosa reunião do Concílio de Jerusalém, que tratou da evangelização no mundo pagão. Tito, porém, foi também um mediador resolvendo uma grave crise entre ele e os Corintos.

Indico este três grandes colaboradores de Paulo, mas que existem muitos outros, que aparecem ao longo do livro dos Atos dos Apóstolos e das suas 14 cartas. Suas cartas teve muita ajuda redacional dos colaboradores, isto acontecia desta forma Paulo ditando o texto e um secretário seu colaborador escrevendo.