Tudo sobre esse milagre é contado em 2Reis 5. Trata-se da cura de um chefe do exército arameu, que era leproso. Ele foi curado por Eliseu. E tal milagre é recordado por Jesus, segundo Lucas:

Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro (Lucas 4,27).

 

Região de Aram

Para poder dar uma resposta é necessário identificar essa região. Aram foi um dos netos de Noé, filho de Sem, e segundo a tradição foi ele quem deu origiem aos aramitas, que podemos tomar como sinônimo para os sírios. Os estudiosos dizem que a região mencionada na Bíblia se localiza na atual Síria, na região central do país, onde hoje se encontra Alepo.

Supondo que Namã vivesse nessa região, a viagem até o Rio Jordão seria de ao mennos 450 KM. Mas esse cálcolo é muito aproximativo, pois provavelmente o rei arameu tinha soldados espalhados por vários territórios e é provável que Naamã não estivesse na capital do império, mas em algum lugar próximo do Jordão, pois o texto de 2Reis 5,2 fala de "incursões" dos arameus em território de Israel. Naamã era um dos chefes dessas incursões e provavelmente o seu exército acampava na região do Jordão, tanto que ele com facilidade foi até "à porta da casa de Eliseu" e ali recebeu a ordem de "se lavar sete vezes no Jordão".

Em 2Reis 4,38 existe uma menção das atividades de Eliseu em Guilgal. Essa cidade tem sido identificada com Jiljilia, que fica a cerca de 10 quilômetros de Betel, na Samaria. A distância que separa essa região do Rio Jordão não é maior do que 40 quilômetros.

 

A cura à distância de Eliseu

Há muitos ensinamentos que podemos tirar do episódio contado por 2Reis. Naamã pensava em um milagre tradicional, uma imposição das mãos, algo extraordinário feito pelo profeta. Invés nem chega a ver o profeta, mas recebe, através de um mensageiro, uma mensagem: "vai lavar-te sete vezes no Jordão e tua carne será restituída e ficará limpa". Para curar-se não é sempre necessário somente uma ação extraordinária, mas sobretudo uma conversão pessoal, ter fé, seguir a vontade de Deus, acreditar em Deus que se revela na história (Rio Jordão) e acolher a sua mensagem.