| |
|
| |
 |
Uma pessoa não conhece a Deus e casa. Depois de algum tempo se separa. Depois conhece a Deus e o aceita como único salvador. Passa mais um tempo e essa pessoa se casa novamente. Minha pergunta é: essa pessoa passará a viver em adultério diante de Deus? |
|
Pergunta enviada por Diego Souza - Tijucas, em 11/10/2009 |
|
Na Bíblia existe uma única verdade: o matrimônio é para toda a vida. Diante deste princípio, não importaria a situação religiosa de uma pessoa quando se casa, pois o consenso, elemento basilare do casamento, é feito entre os dois noivos. Portanto, do ponto de vista bíblico, o matrimônio é sempre indissolúvel.
Todavia, a legislação do casamento religioso é muito mais complexa. Obviamente não falamos de casamento civil, que tem as suas próprias leis e não tem a ver com a crença religiosa dos esposos. Cada país, nesse caso, tem a sua própria prática.
Também seria necessário distingüir as diferentes confissões religiosas. Sinceramente não conheço as normas relativas aos casamentos feitos em várias igrejas cristãs. Posso falar somente do casamento católico.
Na igreja católica o casamento feito entre dois batizados, na igreja, é indissolúvel; vale para toda a vida; é um sacramento. Se alguém casou somente no civil, pode casar tranquilamente com outra pessoa na igreja, pois o casamento civil não é considerado um sacramento.
Em relação aos matrimônios realizados entre pessoas com diferentes convicções religiosas, o Código de Direito Canônico fala usando conceitos que ficaram conhecidos como “previlégio paulino” e “previlégio petrino”.
Transcrivo abaixo os cânones que tratam deste argumento
Cân. 1143 § 1. O matrimônio celebrado entre dois nãobatizados dissolve-se pelo privilégio paulino, em favor da fé da parte que recebeu o batismo, pelo próprio fato de esta parte contrair novo matrimônio, contanto que a parte não-batizada se afaste.
§ 2. Considera-se que a parte não-batizada se afasta, se não quer coabitar com a parte batizada, ou se não quer coabitar com ela pacificamente sem ofensa ao Criador, a não ser que esta, após receber o batismo, lhe tenha dado justo motivo para se afastar.
Cân. 1144 § 1. Para que a parte batizada contraia validamente novo matrimônio, deve-se sempre interpelar a parte nãobatizada:
Cân. 1148 § 1. O não-batizado que tiver simultaneamente várias esposas não-batizadas, tendo recebido o batismo na Igreja católica, se lhe for muito difícil permanecer com a primeira, pode ficar com qualquer uma delas, deixando as outras. O mesmo vale para a mulher não-batizada que tenha simultaneamente vários maridos não-batizados.
Cân. 1149 O não-batizado que, tendo recebido o batismo na Igreja católica, não puder por motivo de cativeiro ou perseguição, recompor a coabitação com o cônjuge nãobatizado, pode contrair outro matrimônio, mesmo que a outra parte, nesse ínterim, tenha recebido o batismo, salva a prescrição do cân. 1141.
Cân. 1150 Em caso de dúvida, o privilégio da fé goza do favor do direito.
Os católicos que tiverem dúvidas, podem consultar o Blog de Frei Ivo, sobre o direito canônico. |
| |
|
| |
1479 visitas |
| Faça o seu comentário |
| |
 |
Os comentários dos nossos leitores |
|
|
so filho de DEUS - angola,luanda (29/01/2010) |
|
o meu comentar é,acerca da minha situação eu casei.me a 3.anos atras separei-me depois de 3. mes.de casado.quero voltar a casar denovo,com uma outra pessoa,porque a ex.minha esposa,disse que eu deveria arranjar uma outra relação.e eu foi ter com os meus pastores.explicado esta situaçao,para ver o fazer e tambem falarei com ela, pra saber da sua opiniao,acerca causo. eles falar,tambem com ela e disse o mesmo,como eu adoro,o meu DEUS.não quero viver uma vida triste,diante dele,quero assumir,uma outra pessoa.e casar-me,o que eu faço com esta situação.ja que ela deu autorização para ter algun.sera que tenho que esperar uma carta de divorcio dela pra me casar denovo na igreja por favor ajuda-me a encontrar uma saida desta situação.obrigado que DEUS nos abençoa.
|
| |
quinito mabanza - angola,luanda (29/01/2010) |
|
o meu comentar é,acerca da minha situação eu casei.me a 3.anos atras separei-me depois de 3. mes.e casei.na igreja,mais quero voltar a casar denovo,com uma outra pessoa,porque a ex.minha esposa,disse que eu deveria arranjar uma outra relação.e eu foi ter com os meus pastores. eles falar,tambem com eles e ela diss o mesmo,como eu adoro,o meu DEUS.não quero viver uma vida triste,diante dele,quero asumir,uma outra pessoa.e casar-me,o que eu faço com esta situação.ja que ela deu autorização para ter algun.sera que tenho que esperar uma carta de divorcio dela pra me casar denovo na igreja por avor ajuda-me a encontrar uma saida desta situação.obrigado que DEUS nos abençoa.
|
| |
Maria Clara - Salvador (19/01/2010) |
|
Queridos, só existe um Deus, e uma única forma de chegarmos a Ele. Jesus fala claramente em todos os livros dos Evangelhos que quem casar com a repudiada ou repudiado comete adultério. Esta é a única verdade. Não vamos colocar doutrina de homens na palavra de Deus. O que não queremos é pagar o preço pelos nossos erros e decisões, por causa de tanto recasamento é que as famílias estão deteriorando, filhos abandonados, homens e mulheres fracos e irresponsáveis incapazes de assumir suas responsabilidades diante de Deus e dos homens. |
| |
guimaraes - brusque sc (01/01/2010) |
|
Francisco de Paula Emmerich - Volta Redonda
boa tarde meu irmão,realmente vc tem razão,
vc tem que ter um encontro com jesus,então vc
vera a diferença entre a lei da terra, e divina.
deus não exclui ninguem, mas o homem esse sim,
conheça uma igreja evangelica,e vc vera a diferença de quem serve a deus e quem não serve.
não estou dizendo para vc trocar de religião
mas para provar o espirito da igreja.
fica na paz vcs são uma benção de deus.
|
| |
Júnior(Geraldo Marques da Cruz Júnior) - Taboao da Serra (12/12/2009) |
|
A paz do Senhor para todos !
Visitem http://verboeterno.wordpress.com/2007/08/30/novo-casamento/
Este assunto está sendo tratado com empenho e já tem alguns bons frutos para serem colhidos.
Fiquem com DEUS ! |
| |
Francisco de Paula Emmerich - Volta Redonda - RJ (06/11/2009) |
|
Eu sou casado pela segunda vez, e infelizmente acho um absurdo eu e mais milhares de casais que entraram num casamento sem a minima visão do que era casar-se e ter que se submeter a um processo de nulidade matrimonial. É traumático, é viver tudo de novo, e além do mais, ninguém se propõe a testemunhar nada para o casal, como por exemplo como era o namoro? Que Deus me perdoe, em minha cidade o processo beira aos 3mil reais, que vergonha, pois são 2900 reais de não sei o que, mais 800 reais de advogado. Essa é a Igreja? e eu fico impedido de comungar, impedido de ser visto como alguém digno!! E eu que acreditava que as vendas de indulgências eram coisas do passado. Não abro mão de ser católico, não concordo com uma aberração dessas e tenho certeza que um dia a IGREJA, irá rever os conceitos de casamento. Talvez quando a entidade já não tiver mais como se sustentar financeiramente, ela repense isso tudo. Com toda certeza, Jesus, sendo o próprio Deus, e sabendo das deficiências de homem e mulher, do como é difícil viver a dois, não imporia uma loteria como condenação. Não sou adúltero, vivo decentemente com minha mulher, e foi ela quem realmente participou da minha vida e de meus filhos. Deus é pai, não é padrasto. Adúltero é o sujeito que tem um compromisso de vida com alguém, e tem os seus casos na rua. A Igreja católica, talvez em uma das formas de tentar controlar o homem, vê a coisa como vê. A biblia diz que quem se separar, exceto em caso de traição.... etc.. etc.. EXCETO em caso de traição estará em adultério, porém quem é a Igreja Católica pra me julgar, Jesus deixou bem claro que julgar, somente Deus. Feio é esse monte de padres que nos escandalizam dia dia com namoros, e até filhos pelo mundo a fora, e continuam na maior tranquilidade celebrando a Santa Missa.
Isso então seria Adulterio contra a Igreja.
Obrigado |
| |
juliano lenon costa da cruz - florianopolis (22/10/2009) |
|
passao a ser uma carne só mais se se divorciarem o jugamento é de deus pois jesus disse eu vim para remissao de pecados pois o casal aceito jesus como unico suficente salvador esta salvo amém |
| |
|
| |
 |
Busca |
|
|
|
| |
 |
Últimas respostas |
|
| Em qual livro da Bíblia está escrito que da boca das crianças sai o perfeito louvor?(Leia a resposta) |
|
| Gostaria de saber quantas vezes está escrita a palavra "oferta" na Bíblia.(Leia a resposta) |
|
| |
 |
As 3 mais lidas |
|
| É pecado sexo antes do casamento e por quê? Por favor, cite textos.(Leia a resposta) |
|
| Gostaria de saber onde na Bíblia se fala a respeito de alimeno que não se deve consumir e sobre tatuagens(Leia a resposta) |
|
| Quantos capítulos tem a bíblia evangélica?(Leia a resposta) |
|
|
| |
 |
Tire a sua dúvida |
|
| Se você tem uma dúvida sobre algum tema relacionado com a Bíblia, nós respon-demos. Clique aqui para inserir uma nova pergunta. |
| |
|