| |
|
| |
 |
Gostaria de saber onde na Bíblia se fala a respeito de alimeno que não se deve consumir e sobre tatuagens |
|
Pergunta enviada por Luciana - São Paulo, em 15/07/2007 |
|
A bíblia não faz nenhuma menção à tatuagem tal como é praticada hoje. Normalmente os comentários que tratam desse assunto citam o texto de Levítico 19,28: “Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh”. Esse texto não fala absolutamente sobre a prática hodierna da tatuagem. Os versículos 27-28 falam, invés, de um rito de luto que era típico do mundo pagão. Isso fica evidente se prestamos atenção à presença do vocábulo “morto” no texto do versículo. O mesmo preceito, além do mais, é repetido em Deuteronômio 14,1. Além disso, a frase final, “eu sou Iahweh”, permite-nos situar corretamente o versículo e entender bem a mensagem da passagem, que quer sublinhar que o verdadeiro Deus é Iahweh e não outros deuses pagãos. A tradição de praticar o luto nesse modo, como os povos pagãos, é repetidamente combatida também pelos profetas. Veja, por exemplo, Is 3,24; Jr 16,6; 41,5; 48,37; Am 8,10 e Ez 7,18.
Atribuir a proibição de praticar tatuagem a este versículo é ler em modo errado a Bíblia. A Bíblia não proíbe a prática da tatuagem. Às vezes pensamos que nela encontramos respostas a todas as situações do nosso tempo. Não é verdade. Se procedermos dessa maneira, corremos o risco de até querer saber se a Bíblia, por exemplo, fala ou não se é pecado usar a internet. A Bíblia combate de forma veemente a idolatria, a vida longe de Iahweh e sobretudo dá princípios que podem servir como parâmetros para o nosso comportamento, mas não tem respostas prontas que se encaixam em cada situação da vida; é um livro vivo e as regras devem ser sempre interpretadas e muitas vezes, quando parecem dar indicações relativas a um determinado comportamento, devem ser enquadradas dentro do contexto histórico em que viveu o autor sagrado.
Diante da necessidade de encontrar respostas a situações concretas do nosso hoje, é importante lembrar a história da escolha de Davi, quando Deus diz: “... não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Samuel 16,7).
Obviamente até aqui não respondemos à pergunta se é permitido ou não fazer tatuagem. Na verdade esse é um hábito que deve ser considerado como o conjunto de atitudes que são vistas de forma diferente em cada tempo. A Bíblia dá um princípio básico a partir do qual devemos tomar as decisões relativas ao nosso corpo; ela diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. A partir desse princípio deveríamos agir de modo conseqüente.
Sobre os alimentos, veja sobretudo Levíticos 11. Porém convido você a ler a resposta já presente no nosso site dada a uma pergunta parecida. |
| |
|
| |
20194 visitas |
| Faça o seu comentário |
| |
 |
Os comentários dos nossos leitores |
|
|
TATY BISPO ALMEIDA - salvador (28/08/2010) |
|
Graça e Paz a todos!Eu concordo com joão, apartir de quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador das nossas vidas temos q ser diferentes do mundo.
Temos q mostrar q Deus transforma, liberta.
Gostei muito de participar!
DEUS NOS PROTEJA DE TODO O MAL...
|
| |
João Viana - Lisboa (21/08/2010) |
|
Aqueles que são guiados pelo Espirito esses são filhos do altissimo.Quanto ao resto Deus diz que aquele que faz amizade com o mundo torna-se inimigo de Deus. Pergunto qual o motivo de se tatoar? Não será porque o mundo o faz e você não quer ser excluido do seu grupo de amigos? Então opta por fazer uma tatoagem cristã. Ridiculo! Quanto ao nome de rei dos reis na coxa de Jesus não expecifica se está tatoado ou impresso no tecido ou vestimenta. Deus também diz que escreverá as suas leis nos nossos corações agora vamos começar a tatoar os corações? Tem que haver discernimento, Deus fez-nos perfeitos mas os homens buscaram muitas invenções. Aceite que Deus o fez uma obra prima perfeita que não tem que ser complementada com rabiscos e desenhos porque a melhor tattoagem que você pode imprimir é os estatutos e a vontade de Deus no seu coração. |
| |
queila - 28 (10/08/2010) |
|
Quero fazer tatoo acho linda fazer uma borboleta mais tenho duvidas se é pecado, mais a minha duvida eo seguinte nos evangelicos estamos muitos preocupados com os escandalos então podemos dizer que usar brincos,calças,maquiagem,cortar cabelos etc.é pecado pq pra algumas igrejas seria escandalos,e no apocalipse,19v16 diz que na coxa de cristo estava escrito Rei dos Reis e Senhor dos Senhores então podemos dizer que era uma tatoo? |
| |
mari - rio de janeiro (24/07/2010) |
|
gostaria q todos lembrassem de uma passagem q se encontra no livro de 2 corintios,onde diz q nao devemos fazer nada q escandalize o seu irmao.
eu acredito q nao nao ha nada de errado em fazer uma tatuagem,mas se por acaso eu fisesse uma, eu causaria escandalo na minha igreja e logo,estaria desobedecendo a palavra de Deus e estaria em pecado! |
| |
DOUGLAS - PRAIA GRANDE (22/07/2010) |
|
PARA Q FAZER TATUAGENS?O QUE ISSO BENEFIARÁ NO EVANGELHO?VC DEVE PERGUNTAR SE É A VONTADE DE DEUS OU SUA?QUE O NOSSO ADORNO SEJA MAIS ESPIRITUAL.dEUS OS ABENÇOE. |
| |
Milla Ribeiro - Recife (18/07/2010) |
|
Paz do Senhor Jesus para todos!Amados,nosso tempo aqui tem sido muito pequeno e acredito que a Palavra do Nosso Deus É VIVA E EFICAZ!Ela é sempre ATUAL,e as respostas aos nossos anseios e dúvidas estão NA PALAVRA DE DEUS!Então,...o que vc comer,beber,faça tudo PARA A GLÓRIA DE DEUS!Se o que eu faço escandiliza meu irmão(principalmente o que ainda não teve encontro verdadeiro com Cristo)então devo repensar no que devo ou não fazer!!Finalizo acrescentando o que apóstolo Paulo escreveu em uma de suas cartas "Todas as coisa me são lícitas mais nem todas me convém".Amados faço uma proposta à todos que tal pararmos com esta discursão e irmos aos CAMPOS QUE ESTÃO PRONTOS PARA A COLHEITA,ainda há muitas almas que precisam ouvir Desse Deus Maravilhoso que em nós habita.O Senhor Deus nos conclama ao IDE,quem irá falar de Jesus?Nós ou deixaremos as pedras falarem em nosso lugar?Abraços fraternos à todos. |
| |
nayara - brasilia (01/07/2010) |
|
Adorei esse texto mais sera possivel estabelecer alguma relação entre esse mito índigena e o relato contido na biblia?????
Mais adoreiiiii!!!!!
Obrigado BJS |
| |
GILMAR MELO - RIO DAS OSTRAS - RJ (29/06/2010) |
|
cristo em apocalipse tem escrito em sua coxa "rei dos reis e senhor dos senhores, carne e sangue não entram no céu, pelos mortos é que vc não deve se marcar ou dar colpes em sua carne , assim as mulheres que fizerão cesariana dão na pior né? e fim pensar nestas coisas não converte ninguem.
( no orkut - pr.gilmarreta bfcc) ADD. |
| |
cristiano - guarulhos (20/06/2010) |
|
Acredito que não seja pecado, salvo a questão cultural pois talvez em algum país não seja correto usar, mas no Brasil vale o bom senso se na sua cultura não é correto e você acha que não seja, não use, eu sou Cristão ha algum tempo, quase sempre pensei que fosse pecado, mas não baseado na Palavra mas sobre uma visão cultural, hoje tendo um conhecimento mais amplo acho indiferente pois não existe nada na Palavra que condene explicitamente o uso, de resto é a questão cultural e só. |
| |
Maristela - Rio de Janeiro (12/06/2010) |
|
ROMANOS 14.1 Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre duvidas. 2-Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco,come legumes. 3-O que come não despreze o que não come;e o que não come nao julque o que come; porque Deus o recebeu por seu. 4-Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu proprio Senhorele está em pé ou cai;mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. 5-Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iquais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu proprio animo. 6-Aquele que faz caso de dia , para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque da graças a Deus;o que não come para o Senhor não come e da graças a Deus. 7-porque nenhum de nos vive para si, e nenhum morre para si. 8-Porque, se vivemos pra o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9- Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; paa ser Senhor tanto dos mortos como os vivos. 10- Mas, tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, tambem, porque desprezas teu irmão? POis todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque esta escrito; pela minha vida, diz o Snhor, todo joelho se dobrara diante de mim, e oda linqua confessera a Deus. 12-De maneira que cada um de nós dara conta de si mesmo a Deus. 13-Assim que não nos julquemos mais uns aos outros; antes seja o vosso proposito naõ por tropeço ou escandalo ao irmão 14-Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus , que nenhua coisa é de si mesmo imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. 15-Mas, se por causa da comida se contrista te irmã, ja não andas conforme o amor. Não destruaspor causa da tua comida, aquele por quem Cristo morreu. 16-Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; 17- porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espirito Santo. 18-porque quem nisto serve a Cristo agradavel é a Deus e aceito aos homens. 9-Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. 20-Não destruas por causa da comida a obra de Deus.É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come, com escandalo. 21-Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22- Tens tu fé? tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. 23-Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque nao come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. GLORIA AO PAI...AO FILHO...E AO ESPIRITO SANTO QUE DEIXOU SUA PALAVRA |
| |
maristela - rio de janeiro (12/06/2010) |
|
Boa noite, a paz do Senhor a todos q tem um coração transfordos para receber está paz, muitos foram os comentarios, principios proprios, principios biblicos,muitos talvez certos, muitos talvez errados,mas eu posso falar da minha verdade, verdade essa q eu e Deus sabemos. Hj teho 50 anos e acabei de fazer uma tatuagem, já tinha 3, q fiz antes de conhecer verdadeiramente o Senhor, e me colocar com um único proposito nas mãos do Senhor, q é o de servi-lo.... pasmen....mas pensava eu, q pelo escandalo e zelo pelos irmãos deveria até mesmo ñ estar com minhas tatuagens amostra, ate q Deus me mostrou, e me falou claramente....AGORA VCS PODEM PERGUNTAR FALOU CLARAMENTE OQ? ME FALOU Q A TATU ERA PARTE DA MINHA IDENTIDADE NO MINISTERIO AO QUAL ELE ME CHAMOU.Amados, entendam uma coisa, a mim me foi permitido e permitido pelo proprio Deus, o grande EU SOU. Fui viciada desde os 14 anos, e sei o q é um dependente quimico, será q com todas as proibições q muitos colocam ganhariamos estes doentes por quem o Senhor derramou seu sanque, ñ estou citando nenhum versiculo biblico, pq percebi q os usam de maneira correta, e tbm de maneira incorreta, e muitas passagens foram citadas. Sabe irmãos tenho 4 tatuagens, como disse 3 feitas anteriormente, e agora 1 maior em parte do meu braço, mas álem das tatuagens busco ter tbm, amor em meu coração,fazer ao outro o q gostaria de receber, é muito facil nos vestirmos de crentes, mas a biblia ñ nos manda nos vestirmos de crentes com roupas, com cabelos, com inteligencia ao falar, mas a biblia nos manda ser cartas vivas, onde quer q eu vá, esteja presente ou ausente mas q falem de mim pelas minhas atitudes,pelo q sou verdadeiramente sem nada precisar falar q sou, pq os q gritam muito q são, é pq as attudes esão pequenas demais, então tentam mostrar pelo q dizem ser, mas na verdade isso é so no falar. Talvez no seu ministerio ñ seja propicio ter tatuagens, mas se estamos julgando os q tem , estamos pecando.Falei de mim mesma pq sei da minha experincia com Deus a este respeito, e com isso, prossigo o chamado de Deus para minha vida, q é com os viciados, moradores de rua, é facil passar por eles e dizer, q Jesus os ama, q eles devem abandonar essa vida, e por ai afora, mas a biblia nos manda ajudar nas suas necesiades,chorar, dividir, (por concidencia, hj tenho um casal a 3 semanas morando em minha casa, moradores de rua, nunca os vi, viciados em bebida), mas alem de falar pra eles q Jesus os ama, estou dando um teto, alimento, e levando-os a conhecer a Jesus da maneira q Ele é.Irmãos ñ devemos julgar pelo q os olhos veem,mas pelas atitudes estamos num tempo onde a droga invade e destroi os lares, vamos em busca dessas vidas em vez de discutirmos se tatu é ou ñ pecado, se é pecado pra vc, ñ faça, mas ñ julque quem faz, use seus principios pra vc mesmo, e deixe q o outro dará conta das suas obras, olha se pasarmos todo tempo cuidando de nossas proprias atitudes ainda assim pecaremos, então ñ se preocupe com o q o oproximo esta fazendo, pq enquanto vc se preocupa com o outro, esta deixando de olhar pra vc mesmo, e deixando de amar e fazer o q Deus manda, no mais á oração é a comunhão com Deus te revelará a vontade de Deus para a sua vida, e isso irá te levar a tua vitoria, e a coroa q nos aquarda |
| |
Lenir - Amazonas (10/06/2010) |
|
Olá bom dia eu gostaria de saber aonde ta escrito na biblia. que o Deus que sirvo não é de ouro nem de prata nem de bronze nem de pedra nem de madeira o Deus que eu sirvo é Deus vivo é Deus de misericordia. por favor mim ajude essa passagem mim enteresou muito grata... |
| |
Lenir - Amazonas (10/06/2010) |
|
Olá bom dia eu gostaria de saber aonde ta escrito na biblia. que o Deus que sirvo não é de ouro nem de prata nem de bronze nem de pedra nem de madeira o deus que eu sirvo é deus vivo é deus de misericordia. por favor mim ajude essa passagem mim enteresou muito grata... |
| |
Cristina - São Paulo (08/06/2010) |
|
Amados,é bem verdade que nem sempre teremos uma resposta concreta para o que é ou não pecado, e a melhor forma para não pecar é seguindo o conselho do apóstolo Paulo, analisando se como cristão me convém ou não tal prática, se a mesma irá contribuir para o meu testemunho como cristão(ª). |
| |
Rafael Ferreira Machado - Santa Cruz Cabralia (27/05/2010) |
|
A paz do Senhor Jesus a todos.
Como foi dito na resposta não há nenhuma proibição biblica para a tatuagem, no entando o apostolo Paulo nos instrui a abbrir mão de nossa liberdade de fazer por amor ao nosso irmão.
Sobretudo o apostolo Paulo disse que se você acha que uma coisa é pecado, ela se torna pecado pra você, mas você não deve condenar o outro irmão que a faz.
Portanto tudo que fizermos temos que fazer com fé, caso contrario sera pecado. |
| |
odacir - cascavel (27/05/2010) |
|
é um absurdo a biblia fala com nós em todas as circunstancias ela é um livro completo e tatuagem nunca na galaxia. |
| |
Marco Aurélio - Vassouras (27/05/2010) |
|
A Paz do Senhor Irmã Daiana. A sua tatuagem foi feita antes ou depois de VC aceitar a Jesus? Pois se foi antes, realmente não há nenhum problema, eu concordo com vc. Mas se foi depois de aceitar a jesus, a Biblia diz em -I Coríntios 6.12
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. E o Apostolo Paulo ainda disse que devemos abrir mão de determinadas coisas para não escandalizarmos os nossos irmão que não tem o mesmo entendimento que nós. Que Deus te abençoe.
|
| |
Marco Aurelio - Vassouras (27/05/2010) |
|
A Paz do Senhor irmão Celso Ribeiro, para lhe ajudar a entender esta questão dos alimentos, trancrevo uma parte da Bíblia: Atos 15: cap.19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,cap.+20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Leia todo o cap. 15 para uma melhor compreensão. Vivemos embaixo da Graça. Que Deus o abençoe.
|
| |
Daiana - Japeri (26/05/2010) |
|
Eu sou cristã, tenho tatuagem e não vejo pecado nenhum nisso! |
| |
J.Carlos Godoy - V.Grande Paulista (25/05/2010) |
|
A paz do Nosso Senhor a todos
Referente as resposta sobre a tatuagens,e como foi falado na primewira resposta o corpo é templo do espirito Santo,Se tu já es tatuado não se preocupe o nque servimos ele PERDOA e se está em CRISTO nada estará contra ti.Quantoa este que desejá tatuar não o faça se queres realmente seguir os passos de JESUS e ser um verdadeiro Cristão deverá orar e ver que a resposta vira do trono E devemos respeitar as conclusões de todos,
Imagine só o cara que fumou a vida inteira a pessoa sabia que fazia mal e O FUMO NÃO VEM DE DEUS hoje ora para a libertação e DEUS o liberta.Ai eu digo e o pulmão do cara,e que nem a tatuagem NÃO esta marcado.
Mas DEUS renova até isto ok então se quer ser crente caminhe corretamente Se eras do mundo e quer se converter não há problema será aceito por DEUS,sua salvação não está nAquilo que fizeste sem conhecer está e em seu coração,e se tens amor no coração e o que vale para o senhor,tem gente que não se tatuá mas não tira os olhos da carne,e isto é até dentro da igreja este também precisa,converter os olhos,AMÉM |
| |
J.Carlos Godoy - V.Grande Paulista (25/05/2010) |
|
A paz do Nosso Senhor a todos
Referente as resposta sobre a tatuagens,e como foi falado na primewira resposta o corpo é templo do espirito Santo,Se tu já es tatuado não se preocupe o nque servimos ele PERDOA e se está em CRISTO nada estará contra ti.Quantoa este que desejá tatuar não o faça se queres realmente seguir os passos de JESUS e ser um verdadeiro Cristão deverá orar e ver que a resposta vira do trono E devemos respeitar as conclusões de todos,
Imagine só o cara que fumou a vida inteira a pessoa sabia que fazia mal e O FUMO NÃO VEM DE DEUS hoje ora para a libertação e DEUS o liberta.Ai eu digo e o pulmão do cara,e que nem a tatuagem NÃO esta marcado.
Mas DEUS renova até isto ok então se quer ser crente caminhe corretamente Se eras do mundo e quer se converter não há problema será aceito por DEUS,sua salvação não está nAquilo que fizeste sem conhecer está e em seu coração,e se tens amor no coração e o que vale para o senhor,tem gente que não se tatuá mas não tira os olhos da carne,e isto é até dentro da igreja este também precisa,converter os olhos,AMÉM |
| |
claudia - campos dos goitacazes (22/05/2010) |
|
Não devemos julgar nada e nem ninguém, o q é certo para uns pode ser errado para outros e vice versa, devemos é orar uns pelos outros, para que Deus ensine-nos o verdadeira caminho. |
| |
Francisco Paulo de souza - Mineiros,GO (22/05/2010) |
|
É uma imaturidade quando nós queremos tirar nossas dúvidas, só em texto citados, mas nos convém olhar mais profundo as escrituras, a bíblia sagrada, onde temos livros que não citam o nome de Deus nem uma vez, eu pergunto esse livro ta correto? É correto eu ler para minha edificação espiritual, mesmo ele não tendo o nome de Deus suas essências me diz, nos revelam de forma confiável, a bíblia diz o justo viverá da fé e se ele recuar o senhor não terá prazer nele. A fé é firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11,1 |
| |
ASSP - GOIÃNIA (10/05/2010) |
|
Queridos irmãos , tendo em vista o assunto em pauta e que pelo visto desviou um pouco o tema principal , o melhor a fazer é deixar que a bíblia responda nossas pergunta! Bom sobre levítico 11 Há uma separação entre animais limpos e imundos (gen. 7:2-3); Os animais imundos servem para limpeza da do planeta ex.: urubus, hienas, porcos, varias aves, etc...! É muito importante que voce cuide de seu corpo(1 cor.6:13-20). Agora sobre a questão da lei que Paulo fala que anulada lá em colossenses (col.2:14)era a lei cerimonial(deut.31:24-26) e não a lei moral criada pelo proprio Deus .Jesus cristo observou a lei(mat.5:17-19)e Paulo falou que não teria conhecido o pecado por intermédio da lei(rom.7:7), e nós mesmos não seberíamos o que seria pecado (1 jo.3:4); Bom! onde quero chegar é que se amares a Deus sobre todas as coisas(referência aos quatro primeiros mandamentos) e ao teu próximo como a ti mesmo (referência aos seis ultimos mandamentos)estarás guardando o decágono lá de êxodo 20:3-17, onde o propio Senhor Jesus Cristo o confirma em mateus 22:37-40. Queridos sejam sóbrios não deixem que o mundo vós enganem(1 jo. 2:15)o Senhor Jesus esta prestes a voltar e nós cristões sabemos disto. A paz seja contigo. |
| |
lino - recife (22/04/2010) |
|
É curioso que, sempre que o assunto é marcar o corpo, seja lacerações ou imagens pintadas, esqueçemos Fp 1. 20 e Gl 6. 17. Este tipo de marcas não são desejadas. Não produzem satisfações pessoais por não serem notadas como um diferencial social. Somos, pela Bíblia, aconselhados a nos comportarmos de maneira que não venhamos a darmos escandalos (I Cor 10. 32), pois o que nos julga não é nossa consciência, mas a do outro (I Cor 10. 28-29). Devemos observar que a igreja é formada por pessoas de vários níveis de conhecimento e amadurecimento espiritual, portanto não podemos (devemos) ferir a fé ou escandalizar as pessoas visando apenas nossos interesses, mesmo que aparentemente textos bíblicos nos dê respaldo (I Cor 10. 24). Além do que, a Bíblia nos pede para que nos envolvamos com coisas que do alto venham (Cl 3.2) e estas não são vistas, mas apercebidas (Cl 3. 12-15). Que possamos entender que as marcas que o Senhor quer ver em nós é aquela que nos distingue como seus. Amém! |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (15/04/2010) |
|
Tú tens o imenso trabalho de colocar esta forma de resposta no site, e (eu) é que estou irado....
(...Vá te converter...("") |
| |
Celso Ribeiro - DF (13/04/2010) |
|
Nobre irmão, sobre alimento seria dificil falar do que é probido se comer, pois, Deus é luz e nEle não a treva alguma, Deus criou todas as coisas, qual seria o alimento proibido para a nova aliança, não conheço.
Sobre a tatuagem você é livre, esse é o livre arbitrio, mas, se você nasceu de novo, seu corpo é templo do Espírito Santo, se fez alguma tatuagem já era, e para sempre, mas pense melhor você é livre. O que o senhor Jesus faria em seu lugar? |
| |
jOSÉ AUGUSTO - goiania (10/04/2010) |
|
ola...cara parece que tu fica so nesse site 25 horas, vai mse converter o farizeu ipocrita, pois tu so sabe julgar , julgar e se acha o certalhão, quem fazia isso era os farizeus, que perseguiram a Cristo, e agora vc continua faszendo o mesmo!? então o farizeu religioso é vc o maneeeeé.vc ta tão irado que coloca uma resposta atraz da outra.chega mané..vai fazer outra coisa que não seja julga o proximo. |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (01/04/2010) |
|
Olá,
Havia me esquecido...
Eu não só não tenho, nada contra os "manés" e contra os "idiotas" como pelo contrário; EU OS, AMO...Porque é ordenança; AMA O TEU SEMELHANTE COMO A TI MESMO...)Já que fui taxado por estes (epítetos) simplesmente por fazer doer pela verdade,deixo claro com toda a sinceridade; não estou nem chateado nem tampouco envergonhado por isso...) Pois isto está acontecendo por causa da verdade Cristalina do EVANGÉLHO(Se mataram os Apóstolos por causa da verdade,(q.v) porque eu iria me ressentir por um (ataque) tão menor. Eu (ainda) não perdí nem a razão nem (o) (pescoço) |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (01/04/2010) |
|
Olá,
Moro em um bairro onde àh,àrvores...)Um dia desses houve um mutirão para poda de algumas àrvores...)Observei a poda e notei, que Havia um (corrimento)semelhante a (lágrimas...)Lembrei-me imdeiatamente da(insanidade)daqueles (religiosos) que (mataram) (O RABI)Eles não o, mataram,por (motivos...)(Eles)o, mataram porque a (razão) e a (verdade) estava com (ELE) eu que a (verdade) machuca os (fracos...)eles se perdem nos labirintos da (tolice)querem achar em quem por a culpa por seus infortúnios religiosos mal resolvidos...)Eu particularmente não tenho nada contra os manés...)A este internauta exaltado, e insensato, e mal educado, eu só tenho algo à dizer: O maravilhoso povo de Goiás não merece isso.E muito menos O MARAVILHOSO EVANGÉLHO do qual (do qual essa "figura" com certeza não é cria("") |
| |
jOSÉ AUGUSTO - GOIANIA. (31/03/2010) |
|
Mitos querem ate falar bonito e dizem qua são ortodoxos, vai lá pro muro das lamentaçoes o mané...eu era um viciado jogado na sarjeta e muitosnem olhavam pra mim, ai aparaceram uns malucos falando de Deus de uma maneira diferente, muito louca...e é por isso que hj eu to liberto mano. pois alguns que se dizem ortodoxos passaram por mim com suas biblias debaixo do braço e nem se quer me comprimentavam, para de criticar os manos de tatu e vai tu prega a palavra nas ruas , hospitais ..presidios...não tem nem identideade, não sABE NEM QUEM É O LEVITA ESKAINCETOS, sei la, so quer saber de pregar dentro das quatro pararede...sai fora mano e vem ver a real. e ve se da proxima vez usa teu nome pois usar o que é dos outros é pecado seu ortoidioxas!!!!! |
| |
DAVID SEDLEX - BRASILIA (31/03/2010) |
|
Quem busca recompensa humana, além de perder a oportunidade de viver para Deus, passa a viver em função dos outros, de forma amargurada e com a sensação que está sendo injustiçado. Quero finalizar essa reflexão com as seguintes palavras: “Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pedro 5.5-7). |
| |
DAVID LEX LIMA - BRASILIA (31/03/2010) |
|
A tantas coisas mais emergenciais para se preocuparem, e muitos ainda estão se preoculpando com doutrinas de homens, como: você não pode corta o cabelo é pecado, jogar bola é pecado ser higiênico é pecado, usar bermuda é pecado etc...sao tantos paradogmas que é impossìvel enumerar. Acho que fazem isso so para tentar preencher seu super ego, que para nada mais serve, somente para a subversão dos que ouvem ou leem. Estão cheios de fabulas loucas que os fazem quererem ser vice-Deus, e se tornão egocentricos e tolos, pois Deus não precisara de vice jamais, pois sua glória esta acima de todas as nossas limitações. Muitos deles batem no peito para serem vistos e dizem eu não erro, eu sou certo, sou o melhor, faço melhor...cheios de retórica e palavras persuasivas para ludibriarem os pequeninos...chega de tantos debates vãos! eu quero é Deus, pois em sei em quem tenho crido e estou certo que so ele pode me recompensar por tão pouco que tenho feito e tentado fazewr...mais que ainda assim seja para ele, e não para ser visto e aplaudido por homens...pois isso tudo vai passar. Como ja disse para aqueles que querem viver na lei vivam, mais sigam a risca todos os mandamentos e preceitos registrados no pentateuco...ja os que estão debaixo da graça de Cristo,vivam debaixo da promessa da benção que Deus tem para seus filhos. |
| |
Marcos Morales - Taquara (31/03/2010) |
|
Somos salvos pela graça, e isso é a mais pura verdade...todo aquele que quiser desqualificar o sacrifício de jesus e tentar a salvação por suas próprias obras, apenas guardando a lei, será condenado com certeza, pois nossa justiça é como trapo de imundícia, como já dizia nosso querido profeta Isaías (Isaías 64:6), mas Paulo também falou, inspirado por Deus: a lei é PERFEITA, o mandamento SANTO e JUSTO e BOM (Rm 7:12). Leia também todo o Salmo 119 (o maior capítulo da Bíblia), onde a lei de Deus é descrita como sendo uma maravilha. Talvez eu esteja errado, e não precisemos mais guardar a santa lei de Deus...talvez eu possa continuar adulterando, furtando, etc (como eu fazia antes de nascer de novo)...talvez eu esteja errado, e após entregar minha vida a Jesus, eu não precise ser nova criatura e possa continuar fazendo as mesmas coisas, pois a final de contas sou salvo pela graça, não é mesmo??? Pensando bem...vou continuar aceitando o sacrifício de Jesus, meu Salvador, que pagou por meus pecados, e em contrapartida, vou fazer o possível, com a ajuda de Deus, para viver dentro dos preceitos que Ele mesmo estipulou, e vou guardar os 10 Mandamentos que são a expressão do amor de Deus. Se eu estiver errado (mas não estou), não terei problema algum, pois que mal faço em guardar a lei de Deus? Mas agora, se eu estiver certo (e estou), muita gente vai estar com graves e eternos problemas, pois foram alertados sobre a vontade de Deus, expressa por Sua lei, e escolheram executar sua própria vontade. PENSE NISSO!!! Paz! |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (29/03/2010) |
|
Olá,
O que é passado....!? as observâncias da BÍBLIA???As suas doutrinas???( É lamentavel quando tentamos passar com um (trator) por cima da verdade...)A Biblia é sempre será para mim, algo maravilhosamente novo.(O autruísmo é, uma virtude (eclesiástica...)Detectamos essa virtude nos Apóstolos...)A vida deles já não era mais pra (sí)mais sim para a causa sobrime de EVANGÉLHO...)Poderia citar aqui passagem bíblicas bombásticas que me serviriam até mesmo como frase de efeito...)Mais não é este o proposito.O proposito aqui, é o de estabelecer o estandarte do EVANGÉLHO que (não) significa "viver no passado" mais sim boas novas.Estou bem acostumado com (tejiversações)pseudo-modernistas.Deixo claro que sou Ortodoxo.E estou aberto a qualquer desafio pela defesa das verdades BÍBLICAS. Pois para isso é que fui chamado.Nâo para militar (ideologias)pessoais que para nada me servem.Estou pois sei em quem tenho crido...)A minha missão é orientar e conduzir à direção tênue da LUZ.Reconheço que existem os chamados Crentes sociais, crentes nominais, etc...)O que não se pode é calar a verdade pelo fato de alguns não suportarem (ouví-la....)
|
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (29/03/2010) |
|
Olá,
O que é passado....!? as observâncias da BÍBLIA???As suas doutrinas???( É lamentavel quando tentamos passar com um (trator) por cima da verdade...)A Biblia é sempre será para mim, algo maravilhosamente novo.(O autruísmo é, uma virtude (eclesiástica...)Detectamos essa virtude nos Apóstolos...)A vida deles já não era mais pra (sí)mais sim para a causa sobrime de EVANGÉLHO...)Poderia citar aqui passagem bíblicas bombásticas que me serviriam até mesmo como frase de efeito...)Mais não é este o proposito.O proposito aqui, é o de estabelecer o estandarte do EVANGÉLHO que (não) significa "viver no passado" mais sim boas novas.Estou bem acostumado com (tejiversações)pseudo-modernistas.Deixo claro que sou Ortodoxo.E estou aberto a qualquer desafio pela defesa das verdades BÍBLICAS. Pois para isso é que fui chamado.Nâo para militar (ideologias)pessoais que para nada me servem.Estou pois sei em quem tenho crido...)A minha missão é orientar e conduzir à direção tênue da LUZ.Reconheço que existem os chamados Crentes sociais, crentes nominais, etc...)O que não se pode é calar a verdade pelo fato de alguns não suportarem (ouví-la....)
|
| |
Pr: David lex lima - BRASILIA-DF (28/03/2010) |
|
BOA NOITE! A VERDADE É REALMENTE ESSA, SE ESTAMOS EM CRISTO VIVEMOS EM CRISTO,A CORTINA FOI RASGADA AGORA SOMOS NOVA CRIATURA...NÃO ESTAMOS VIVENDO DEBAIXO DO JUGO DA LEI DO PECADO,É INCRIVEL QUE MUITOS CONHECEM ATÉ HA PALAVRA MAIS NAQUELE DIA VÃO DIZER SENHOR EM TEU NOME EU FIZ ISSO E AQUILO...NÃO FIZ ISSO E NEM AQUILO, POIS NÃO CONHECEM O DEUS DA PALAVRA.É ISSO MESMO SOMOS NOVA CRIATURA, CHEGA DE VIVER NO PASSADO. |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (27/03/2010) |
|
Olá,
A verdade, posta fora do(labirinto)tende a se opor as formas de conceitos e pontos de vistas(Nós,seres humanos costumamos querer uma verdade(mais) que venha condicionada ao nosso modo (convertável) de viver a vida.(os Fariseus) eram assim.AQUELE QUE É ENTENDIDO (sabe) que o EVANGÉLHO além de ser boas novas, também (significa) mudança de vida.Pois quem prostituía não prostitui mais...Quem vivia segundo os (costumes) do mundo (agora...Não vive..Mais..(Pois é agora uma nova criatura...)Entretanto se as coisas (velhas do mundo(Ainda) persistem..(È melhor (Eu) rasgar)A Passagem de (II CORÍNTIOS 5;17)(...No Amargo da verdade..È que reside a cura...) |
| |
PASTOR-DAVID LEX LIMA - BRASILIA -DF (26/03/2010) |
|
A MUITA GENTE SE ESQUECENDO DE VIVER NA GRAÇA, E QUEREM VIVER NA LEI, MAIS É CONSTRANGEDOR QUE NEM E LEI CONSEGUEM CUMPRIR...HO ACORDA GENTE BOA , NÓS SOMOS CRISTÃOS E NÃO JUDEUS COMO MUITOS QUEREM SER. |
| |
DAVID LEX LIMA - DF- BRASILIA. (26/03/2010) |
|
BOM DIA. Colossenses 2:16-23 NINGUEM , POIS VOS JULGUEPOR CAUSA DE COMIDA...O apóstolo Paulo, autor da epístola, provavelmente estava em Roma, entre os anos 60-61 no tempo de seu aprisionamento (Col 4:10, veja também At 28:30; Fil 1:23).[1] Embora não conhecendo a igreja lá (Col. 2:1), Paulo recebeu notícias de Epafras, membro da igreja em Colossos. Epafras possivelmente foi o Cristão ou um dos Cristãos que começaram a igreja em Colossos (Col. 1:7-9; 4:12).
Certas pessoas estavam ensinando e persuadindo os irmãos em Colossos a se submeterem a ordenanças na forma de imposições e proibições que não existem no Evangelho.Esta epístola exorta os novos Cristãos em Colossos a continuarem na verdade de Cristo já recebida. Ao mesmo tempo, Paulo alerta os Cristãos contra tradições e crenças religiosas que ameaçam a pureza do Evangelho e a suficiência de Cristo.
A epístola enfatiza a suficiência de Jesus Cristo como filho de Deus e como nosso Salvador. O argumento de Paulo é que preceitos e tradições humanos não têm valor para a santificação ou salvação. Paulo mostra como estas formas de falsa “sabedoria” tentam substituir o papel de Cristo na nossa transformação e salvação. É importante salientar que tanto imposições como proibições baseadas em preceitos humanos ameaçam o fundamento da nossa justificação diante de Deus, que é Jesus Cristo.16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Evidentemente, havia Cristãos que davam a entender no seu ensino que era necessário se abster de certas comidas e, ao mesmo tempo, começar a guardar certos dias, festas ou comemorações. A palavra chave aqui é “julgar” (“ninguém ... vos julgue”). No texto a palavra é krino (krinw) que significa “achar falta, ou condenar”[3] (veja Rom 2:1,1: 14:3,10,13; 1 Cor 4:5; 10:29; Tiago 4:11). O problema não foi apenas pensar diferente ou ter uma outra opinião pessoal. Aparentemente, estas pessoas condenavam os Cristãos em Colossos que não guardavam estes dias e não se abstinham de alimentos como eles.
A PALAVRA É MUITO CLARA QUANDO DIZ QUE DEVEMOS OLHAR PRIMEIRAMENTE PARA NOSSO OLHO, E VE OS ARGUEIROS QUE PRECISAM SER ARRANCADOS, OU AS TRAVES QUE SE COLOCAM A NOSSA FRENTE.
MAIS TEM MUITA GENTE COM IDEIA DE JERICO E JERICO NÃO PENSA. |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (26/03/2010) |
|
Olá,
A tatuagem é um costume (pagão) antiquíssimo.Os indígenas herdaram dos Vikings. E os vikings, herdaram dos antigos(Cananeus...)Ela era usa nos rituais de (magia) e (imolação) de Crianças a (moloq)A deidade que exigia sangue de recém nascidos em seus cultos...)Evangélico que ostenta(isso) erra ..e...Erra feio. |
| |
levita-yerudiktus - Rio de Janeiro (26/03/2010) |
|
Olá,
A questão da observância, na prática do consumo de alimentos, a rigor hoje, só possui uma ordenança que precisa ser observada,que é,a questão ligada ao consumo do sangue.Possuo amigos em várias parte do Brasil, e tenho observado que (ainda)é muito comum em alguns lugares, o consumo de alimentos com sangue,comopor exemplo a famosa "buchada de Bode" tenho comentado aqui, no site que é,nosso dever e muito mais dos(Bispos) orientarem a esse respeito.No mais só temos a seguir a orientação dada ao Ap Pedro; "Não faças COMUM ou imundo...)(ATOS 10;13-16) |
| |
Pr: David Sed Lex - 32 anos (21/03/2010) |
|
Boa tarde a todos! fiquei um mpouco estarrecido com algumas opiniôes e interpretações feitas sem muita coerência e sabedoria,mas tambem percebi que a muita gente cheio da graça do Eterno, que sabe tratar as pessoas com amor e respeito.
Se não for pela graça quem sera salvo,"pois todos pecaram e carecem da graça do Criador'quando Deus escolheu a Davi, ele olhou no findo de seu coração e ja sabia tudo o que ia acontecer com ele.Eu tenho um leão tatuado em meu braço e não me arrependo de telo feito, e sei que no grande encontro com o criador ele não mme condenara por isso.Pois o que adianta vc julgar e condenar as pessoas pelas tatus que fizeram se vc não tem nem serteza do que Deus pensa de vc, se você tem duvida melhor não comer mesmo, pois quem come duvidando comete pecado. Deus ñao condenará as pessoas pelas tatuagems, pois Ele quer primeiramente que mudemos o nosso coração antes das vestes, se não seremos mas um sepulcro caiado, ou fantoches com mascaras que se escondem atras de uma religiosidade inadequada e pespircaz...que por outro lado fala mal do proximo, vive com mentiras e dentro das quatro paredes faz tudo que não tem coragem de assumir ao publico, e vive em adultério, pois a palavra é muito clara que diz que quem olha para uma mulher com ma intenção , a desejando, ja cometeu adultério, quem odeia o seu irmão é assacino, o mentiroso é filho do diabo...não coloquei aqui as referencias para te insentivar a ler realmente a palavra, a sair desse paradigma do inferno que te deixa na escravidão. Esse corpo carnal vai ser comido pela terra, mais o que temos feito em nossa alma? o que vc tem feito com a alma das pessoas que estão ao teu lado ho farizeu ipocrita, tem coisas mais serias para se tratar, como por ex: o teu preconceito, que vive de maltratar as pessoas.Pois A Biblia diz que os que estão em Cristo receberão um corpo trasformado no dia de sua volta... |
| |
Reinaldo - Indaiatuba (16/03/2010) |
|
com relação a este assunto eu acho muito polemico. Realmente na Biblia nós vamos ver passagens que permite uma interpretação
favoravel e outras não em fazer tatuagens
conheço pessoas que fizeram e depois se arrependeram e não tinha mais como tirar.
Se Deus aprova ou não eu não tenho como afirmar
mas prefiro não correr o risco de um dia ser condenado por ter uma marca em meu corpo, que posso viver muito bem sem ela.ou seja a decisão é de cada um, pois a salvação é pessoal, e muitas coisas só vamos saber quando estivermos diante de Deus.
eu li que ha caminho para o homem que pareçe perfeito, mas seu final é a morte, pode até pareçer certo fazer tatuagem mas é só no final que vamos saber a verdade
mas ai já será tarde de mais |
| |
Lidiane Garcia - Portugal (24/02/2010) |
|
Bom, paz ao filhos de Deus.! Eu particularmente, Cristã, sou contra o uso de tatuagens, pircegs, etc... SOu nova convertida, mas conheço a palavra do Senhor desde pequena, e digo vos, na biblia vc encontra bons concelhos. sobre a pergunta, a minha resposta é..com outra pergunta.. Porque Caim recebeu um sinal(uma marca) de Deus..???
Genesis 4:14,15....""" Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.""""
O nosso corpo é templo do Espirito Santo, ele não habita num corpo de pecado... Tudo que o mundo te oferece é pecado... Se tiverem oportunidade olhem no livro de Proverbios 14:12 e vejam o que la diz
"" Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte""
Então esse papo de que fazer tatuagem com nome de Jesus, etc....não é assim grave, é é!!!
Uns ate matam e se matam e dizem que é em nome de Jesus...
.... Pessoal, busquem sabedoria Divina, busquem a Deus, que o seu Espirito Santo vos seja amigo, guia, tudo que não agrada a Deus ele vai tirar de voçe, basta vc querer e permitir!!! Paz. |
| |
Marcos C.T. Morales - Taquara-RS (22/02/2010) |
|
Talvez, antes de pensar sobre a questão da tatuagem, devamos ponderar sobre as condições em que fomos criados e qual deveria ser nosso comportamento diante do Criador. Como todo cristão sabe, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e conforme foi escrito por Paulo na primeira carta aos Coríntios 6:9: ..."ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?". Ponderando um pouco sobre o que Paulo disse, inspirado por Deus, como posso marcar meu corpo indiscriminadamente, mesmo que seja com alguma fraze ou símbolo cristão? Provavelmente, se fosse do agrado de Deus, teríamos algum relato bíblico dentro da história, entre os homens e mulheres de Deus, ou então alguma fraze do tipo: ..façais com seu corpo o que bem entendeis... . Não, pelo contrário, a Palavra de Deus diz: ..."não somos de nós mesmos." Igualmente, e na mesma linha de pensamento, o Criador elaborou uma lista de animais que seriam permitidos para o consumo humano, e outros impróprios, por uma questão de saúde, relatado em Levítico cap.11, pois ninguém conhece melhor a estrutura de cada um desses animais do que o próprio Criador dos mesmos, e se analizarmos cientificamente, a injestão de animais descritos por Deus como sendo impróprios, veremos que a probabilidade de fazerem mal é muito maior do que os autorizados; animais como o porco, camarão, urubu, etc., são uma espécie de lixeiros que consomem detritos que não poderiam ficar na natureza, e a estrutura deles foi criada para este fim e outros fins, e por isso foram considerados como imundos (leia Lv 11). Antes da minha conversão à Deus, eu havia feito uma tatuagem na parte interna do meu braço esquerdo, e "sabiamente" decidi fazer o desenho de um dragão no formato de uma serpente com asas. Foi uma decisão e escolha desastrosa, hoje sei que Satanás é representado pela figura de um dragão, e também é conhecido como "a antiga serpente" (Ap 12:9 , 20:2). Pensava eu que estaria me adequando aos novos tempos, que seria bacana, legal, e a grande maioria dos meus amigos e amigas acharam muito bonito e fiquei parecendo mais despojado e com a mente mais aberta, mas hoje sei que eu (não falo pelos outros que possuem tatuagem) foi um imbecil, e carrego o símbolo de Satanás no meu corpo, mas hoje dou graças a Deus pois Ele não considera o tempo da ignorância(At 17:30), e hoje carrego o símbolo de Jesus gravado no meu coração, mas que meu caso sirva de alerta para todos que pensarem nisso. Que a graça de Jesus, o amor de Deus Pai, e a paz do Espírito Santo seja com todos nós. |
| |
Felipe Jaqueta - Campinas SP (05/01/2010) |
|
AH, tenho mais uma colocação a respeito da tatuagem, tenho observado de algumas pessoas que estão presas a vaidade deste mundo, justificativas para fazer uma tatuagem, se defendendo ou tentam confundir a verdade, sugerindo em fazer tatuagem com palavras/Imagens de adoração a Deus e ou Jesus, dizendo que é uma forma de manifestar, adorar e divulgar a fé em Jesus Cristo, porém, Não se esqueçam que Jesus já derramou o seu sangue por nossos pecados, ele próprio se entregou como um cordeiro para expiação, sacrifício e redenção dos nossos pecados, ou seja, Deus proibi o auto flagelo, sacrifício e etc. ... Com o objetivo de adorar, reconhecê-lo ou até pagar algum pecado, fato lógico para qualquer cristão, pois que valor haveria então a morte de cristo, estaria você anulando a morte de cristo? o único requisito é aceitar e acreditar em Jesus cristo e naturalmente e conseqüentemente, levar uma vida consagrada a ele, este sim é o tipo de sacrifício e flagelo, que se resumi em: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, a qual Deus verdadeiramente se agrada e não fazer de seu corpo (templo de Deus) um gibi, chaminé, templo grego, um verdadeiro cesto de lixo de imundícias, logo, entendo, que ao fazer uma tatuagem para Deus você estará crucificando a Jesus duas vezes e contrariando o principio de Jesus Cristo que é o proibição do flagelo e sacrifício de sangue para demonstrar amor por ele, e se faz uma tatuagem por qualquer outro motivo, piorou, pois então estará praticando a pura e a velha idolatria, a qual o nosso Deus tanto se irou desde o inicio (prostituição espiritual ) e se ira até os tempos de hoje, pois ele é um Deus zeloso e que não permiti que outro ao menos sequer ocupe o lugar de seu filho.Tem mais, se hoje as pessoas usam pretextos para marcarem o seu corpo por vaidade, imagino quando chegar o tempo em que o anti cristo e o falso profeta aparecerão para enganar a todos conforme diz em APOCALIPSE, onde as pessoas terão o corpo marcado com o número da besta para poder comer, beber, morar enfim viver na terra, ai sim estas pessoas irão ajuntar o útil com o agradável, não terão nenhum tipo de resistência. Hipocrisia??? ou é apenas a nua e crua verdade que dói??? Esclareço por fim, como ordenou Senhor Jesus Cristo, eu amo a Deus em primeiro lugar e a todos em segundo lugar, NÃO havendo outros mandamentos, como exemplo: amar o próximo e o seu pecado, por este motivo a minha opinião embasada nos princípios bíblicos a respeito deste assunto é dizer para todos que Verdadeiramente Deus não se agrada destas coisas, apesar de a principio não condená-lo ao inferno por este motivo, quem sabe? Porem nunca é tarde para se arrependerem, Que Deus ilumine os seus pensamentos e lhe abençoem. |
| |
Felipe Jaqueta - Campinas SP (03/01/2010) |
|
Caros internautas e irmãos em cristo, independentemente da vontade e convicção de cada um , de ser ou não lícito tatuar o corpo ou qualquer outra pratica que cause dúvida, ALERTO, aquele que pretende fazer uma tatuagem, antes de tomar esta decisão, pesquise afundo e com muita atenção a respeito deste assunto, e chegue em sua própria conclusão sem afirmar que Deus não se importa com isso, porém, peço aos que são a favor desta vaidade, que não promova, incite ou motive as outras pessoas, principalmente com argumentos bíblicos, pois independentemente da opinião de cada um, somente Deus e Jesus Cristo sabem a verdade, na dúvida não faça e/ou não incentivem tal ato, pois no dia do juízo final saberemos a verdade de tudo, caso seja verdade a sua ilegalidade, aqueles os quais incentivaram terão de certa forma parte na responsabilidade deste pecado e serão devedores dessas almas e aqueles os quais manifestaram-se contra de qual responsabilidade caíram a neles??? Afirmo ainda que orientar, alertar com boas intenções como vem sido descrito em vários comentários abaixo, não é de forma alguma com intuído de fazer o papel de Deus, de forma a julgar quem tatuou, tatua, foi tatuado ou quem quer ser tatuado, é de apenas levar o evangelho de Jesus de forma amorosa e prudente, pois uma palavra errada saído da sua boca pode acabar com a vida de outra, que Deus lhe Abençoem!!! |
| |
Felipe Jaqueta - Campinas (02/01/2010) |
|
Cara Elida, entendo perfeitamente a sua indignição com relação a esta maneira revolucionaria e moderna de adequa as vaidades do mundo em sintonia com as escrituras sagradas, mas não se preocupe, pois a sua parte vc ja vez, alertando a todos! penso eu nos tempos de hoje se jesus estive entre nos em carne e osso como esteve por ai fazendo maravilhas se ele iria aprovar tal vaidade ao crente, creio que não, Deus ama o pecador mas não ama o pecado.Vamos respeitar as opiniões de cada um sem entrarmos em contenda, pois o diabo age nas grandes e principalmente nas pequenas coisas, para ímplantar dúvida e discordia, vamos nos acautelarmos para alguns comentários a respito desta polemica, pois muitos falsos profetas levantaram para confundir o povo de Deus. |
| |
Felipe Jaqueta - Campinas (02/01/2010) |
|
ATENÇÂO, cuidado para não serem mais uma recente vítima do maior enganador e destruidor que existe!!! Digo isso, pois independentemente da interpretação pessoal do autor, o qual manifestou-se na sua orientação de maneira imparcial e tal vez seja por isso esta sendo mal entendido, principalmente no que explicou a respeito de LEVITICOS 19:28, dizendo que fazer marca no corpo só é proibido se for feito com propósito de consagração aos mortos, Muito cuidado, não procure interpretações de trechos bíblicos, muitos deles até razoáveis para justificar a sua consciência perante a Deus e aos outros, de forma a distorcer a santa palavra ou intencionala conforme a sua vontade pessoal, longe de mim, querer fazer o papel de Deus e dizer se uma determinada pessoa vai ou não reinar o paraíso celestial em virtude de uma tatuagem, claro que isso não é um fator determinante, mas não posso ficar devedor do sangue de vcs, com interpretações parciais as quais lhe convém, confundindo as pessoas da verdade, porém se vc fez uma tatuagem no tempo da ignorância, antes de conhecer a verdade, isto como todos os outros pecados serão perdoados e excluídos por DEUS, mas se vc fez ou fará uma tatuagem artística mesmo que aparentemente não fere aos bons costumes, moral e a ética, verdadeiramente vc estará escandalizando a palavra de Deus ao olhos dos ímpios, pelos os seguintes motivos: 1. A criação e a origem da tatuagem ao longo da história, está ligado a rituais e seitas de consagrações diabólicas de adoração de outros deuses, fato este, sem duvida alguma repudiado por Deus,como bem diz apostolo Paulo, não faça algo que escandaliza o seu próximo para que o ministério de Deus não seja escandalizado e censurado. 2. É sem duvida a palavra mais clara e objetiva da reprovação da tatuagem , pois nós não somos donos do nosso corpo, não temos o poder de criá-lo, principio pelo qual não exercemos autoridade alguma sobre ele, temos sim a responsabilidade de preservá-lo da melhor maneira sem alterar o seu estado natural com objetos, tatuagens, drogas etc., pois o corpo como todos sabem é o TEMPLO do ESPIRITO Santo de Deus, e por esse motivo somos todos Santos aos olhos de Deus. 3. A tatuagem está diretamente e absolutamente ligada a vaidade, ao narcisismo ao um dos deuses da mitologia grega, que por sua vez esta ligada a idolatria fato este abominável aos olhos de Deus, sendo então uma pratica mundana, e se vc é conhecedor da palavra de Deus, sabe que quem vive pelas as coisas do mundo vive pelo pecado e o preço do pecado é morte espiritual,e jamais estará vivendo para Deus, mas se vc vive pela fé em Jesus cristo, naturalmente vc se afasta das vaidades, corrupções e tanto outros pecados que levam a morte espiritual, mas, negando a si mesmo, vc viverá para a vida eterna ao lado de Jesus cristo nosso senhor filho de Deus altíssimo, pois Jesus diz que ninguém pode servi a dois senhores, a dois deuses, a mamom e a Deus, ou seja, viver se dizendo um cristão usufruindo das iniqüidades e das coisas carnais do mundo, pois tudo me é licito mas nem tudo me convém e me santifica. Por fim, a tatuagem não salva e nem condena alguém ao inferno, porém certamente vc estará desagradando a Deus e como outros pecados este também darás contas a Deus no dia do Juízo Final e receberá o seu garladão conforme a sua fé, santidade e boas obras. |
| |
José - (30/12/2009) |
|
Elida. Fiquei surpreso com sua colocação. Percebo nela um farisaismo tremendo e mais o total desconhecimento da graça e da interpretação da Bíblia. O autor fez uma perfeita explicação do texto. O texto se refere sim a sinais no corpo para honrar mortos, não tem nada haver com tatuagem. Entretanto, caso você realmente pense isso, leia a Bíblia novamente, não julgue as pessoas, busque compreender a graça. Do contrário faça o que vc mesmo disse se salve pela Lei. Quero te ver com cabelos sem cortar, sem depilação nenhuma, maquiagens, brincos ou qualquer adorno, não pode comer carne de porco, crustáceos, mate ao menos um novilho por dia para propiciar seus pecados etc. Lembre-se o joven rico cumpria toda a Lei e não quis Jesus. Jesus comeu com prostitutas e publicanos. Só mais uma coisa estude interpretação de texto, faz bem ao intelecto, Deus gosta de sabedoria, lei os livros de Salomão. Que Deus tenha misericórdia de ti.
Lembre-se: no grande julgamento muito dirão: Senhor em teu nome espelimos demônio, e Senhor dirá: Eu não vos conheço, apartei-vos de mim malditos para o fogo eterno.
Para todos os fariseus que comentaram, que a graça de Jesus lhes alcance |
| |
BINO - euclides da cunha (27/12/2009) |
|
parabenizo ao autor por ser muito bem coerente! Vi que há maturidade no que ele falou e que não leva a Bíblia ao pé da letra como muitos.
Tatuagem é uma coisa muito pessoal que ao ler a Bíblia percebo que não há erro em ser usada desde que não haja coisas demoníacas envolvidas... e há muito eu venho querendo colocar uma.... e isso me esclarece muito...
[grato] |
| |
GKB - Pirenópolis (22/12/2009) |
|
Gostei do artigo!
As pessoas, às vezes, lêem a bíblia e dão a interpretação que elas querem (que o coração delas quer). Um exemplo disso é sair pegando vários versículos da bíblia e justificando o seu próprio pensamento (isso acontece a todos aqueles que acham q são o próprio Deus - q Deus pensa igual a eles). Concordo com a interpretação de vcs pq ela está dentro de um contexto, e isso é muito importante.
Obs.: A verdade é viva, ela não pertence a ngm. Ela simplesmente existe. Vc pode aceitá-la ou não. Se vc não aceitá-la, não significa q ela deixa de ser verdade.
abço |
| |
Élida - Vila Velha (11/11/2009) |
|
Oh meu Pai, tem misericordia... lhe peço, em Nome de Jesus Cristo que de o dom do entendimento ao meu proximo!
Veja bem, o autor do texto quer, na verdade, uma dessas brechinhas p/ tatuar o corpo ou "ser bonzinho" p/ com quem tatua.
Peça discernimento ao Altissimo, e Ele lhe dará.
Pela p/ Ele lhe mostrar o que realmente Ele quer dizer em Levítico 19:28 e Ele lhe dirá.
Desculpe-me, mas falo na lata mesmo.
|
| |
Glaydson - Recife (31/10/2009) |
|
Bom graça e paz a todos =P.... primeiramente queria dizer que n uso tatuagens... mas os comentarios q tenho visto so distorce a palavra q eh tao usada em leviticos... levando ao pe da letra e ainda associando a essa época n preciso comentar mto sobre isso pq ja tem varios a respeito... mas se continuarmos no a ler o leviticos vams ver tb q diz q a mulher n poderia corta o cabelo e diversas outras coisas... enfim leviticos fala sobre marcas no corpo satanicas e outras coisas relacionadas q n glorifica Deus em nada... concordo q o homem eh morada do espirito santo.. mas vou fazer uma pergunta... se eu marco em meu corpo algo q glorifiqe a Deus?? doq xamaria isso? em outras palavras eu estataria ornamentando meu corpo n eh mesmo??... se compararmos com a igreja srrsrss de qualqr forma c DEus eh glorificado e com isso talvez ate alcançar vidas.. falo isso pq tenho visto grandes tesmunhos em relacao a isso q mal a nisso aos olhos de DEus?? Ele ta sendo glorificado... ai vc deve pensar ah mas a mta maneira de glorificar a Deus e essa concerteza n eh a mior... eu diria q vc e mta cabeca dura e n conhece seu PAi (DEus) n sabe nem oq estar no coracao dele e so fala coisas q tem haver com religiosidade e n com cristianismo... falar uma filosofia de cristo eh mto massa mas levar o amor dele vixi!! isso eh difici... Acredito na motivacao no que levou eu ou vc fazer algo.. si eh pra s mesmo ou pra demonio ou pra DEus... em td dai gloria a DEus.. e aqle q ver q pode fazer bem e n o faz ja esta pecando.. se eu n me engane estar escrito em tiago... eu to no trab n da pra passar os versos me perdoem... mas antes de jogar mil pedras em mim talvez gostaria q me perdoassem srsrsrrs =P abraços pra ocs fiqm com DEus e q cada de vcs se apaixonem por ess DEus Maravilhoso diariamente!! abs ^^ |
| |
Bruno Dornelles - São Paulo (22/10/2009) |
|
sabemos que a hezejese fala- nos sobre jamais pecar um texto sem contexto.. esse é o estudo de: contexto político e social da época, sobre o que está falando o livro etc... enfim... você deve estudar bem a fundo para entender o que a pessoa que escreveu estava querendo dizer.
O texto base para afirmar que a tatuagem é pecado está em Levítico 19:28 "Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR."
isso está se referindo a rituais como a auto-flagelação, cortar a sua carne e em algumas culturas usavam a tatuagem em sinal de luto ou para adora deuses e até mesmo homenagear seus entes queridos.....
Procurando em aprofundar no assunto observei o segundo texto que tem ligação com esse primeiro que nunca é citado pelos condenadores da tatuagem :(Levítico 21:5) - Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
e mais outro que tem ligação: (Deuteronômio 14:1) - FILHOS sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto
analizando o original hebraico no primeiro versículo citado Levítico 19:28.
...nem fareis marca... a palavra MARCA /green]no original Hebraico é QA'AQA' = insizão, impressão, tatuagem, marca
a palavra QA'AQA' procede da palavra QOWA' que no sentido original refere-se de cortar fora.
em Levítico 21:5 ...nem ferirão (ferir) ... a palavra FERIR vem do original hebraico SARAT = fazer insizão, arranhar, fazer tatuagem, cortar ..
o enfaze está no fazer insizão, ser arranhado (dilacerado) e ser cortado.
Em (Deuteronômio 14:1) ... não vos darei golpe.... vem da palavra GADAD = penetrar, cortar, atacar, invadir... a enfaze está na palavra penetrar, cortar ou cortar-se....
O contexto gramatical leva a prática de cortes, mutilações e marcas (tatuagens) feitas em rituais fúnebres ou em cultos pagãos, então nesse contexto o que está sendo condenado era o objetivo do qual se realizava esse ritual e não o ato de se tatuar...
....isso nada mais é do que um alerta para não praticar tais rituais pagãos em homenagem aos mortos nem em louvor a deuses como ocorria com os seguidores de BAAL no texto de REIS1 18:25-29 onde mostra os adoradores de BAAL se cortando e se mutilando em adoração a ele....e novamente aparece a palavra GADAd = cortar....
bom sei que muitos vão discordar mas isso me leva a concluir que tatuagem em sí não é pecado... o que torna ela pecado é o objetivo a qual você vai fazer ela...qual o significado etc....
|
| |
raphaella - Resende-RJ (16/10/2009) |
|
Não vejo nada de mal nisso, desde que as tatuagens não tenham temas satânicos ou perniciosos. Já vi evangélicos com tatuagens de "Jesus", ou com desenhos de flores, etc.. Isso é inócuo. No velho testamento há condenação a marca no corpo. Mas no contexto da época, eram marcas feitas a faca, em consagração a entidades demoníacas. O caso dos Piercings, também. Mulheres furam a orelha. Outros furam o nariz! Conheço muitos homens e mulheres que são segundo o coração de Deus, são vidas integras, ilibadas, honestas, limpas e que amam a Jesus acima de todas as coisas e tem tatuagem ou usam piercing. Isso não muda o coração. Porém, também conheci muitos que usam terno e gravata e são podres, hipócritas, mentirosos, desonestos, e que tem prostituído a fé. Amam a si mesmos, embora tenham um rótulo evangélico. Deus esta interessado no coração, na vida. Não em sua aparência. Ou será que a aparência física de João Batista, vestindo pele de camelo, comendo gafanhotos e morando no deserto era símbolo de beleza física? Mas aos olhos de Deus ele já era grande diante do Senhor e cheio do Espírito Santo já desde o ventre materno. Não devemos julgar as aparências. Deus vê e se alegra com o coração! |
| |
Jose Carlos - Guará I - DF (15/10/2009) |
|
TATUAGENS, COM QUAL O OBJETIVO? AS PESSOAS ESTÃO SE DEFORMANDO DIZENDO QUE SÃO LIVRES PARA FAZEREM O QUE QUIZEREM. REPITO: DEFORMANNNNNNNNNNDO. NÃO ESQUEÇAM JAMAIS: SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. VOCÊS TRAZEM LIXO PARA DENTRO DE SUA CASA? EXALA UM MAU CHEIRO. CADA UM FAZ O QUE QUER. LEMBRO: JESUS É SALVADOR E TAMBÉM SENHOR. NO MOMENTO QUE ENTREGAMOS NOSSA VIDA A ELE, É PRECISO OUVI-LO. RESPEITEMOS NOSSO PRÓPRIO CORPO. NÃO NOS DEFORMEMOS. NÃO NASCEMOS COM TATUAGENS ... |
| |
Adriano - Fortaleza (28/09/2009) |
|
Para tenta fazer uma interpretação da biblia mais correta é necessário utilizarmos uma interpretação histórica/sistemática e uma gramatical. Na primeira, temos que nos tempos antigos, era muito comum as homenagens aos mortos, dilacerando a própria carne como forma respeito e recordação a pessoa(marcas)ou colocar adereços nos seus corpos da própria pessoa que morreu (incisão). Podemos verificar RESQUÍCIOS dessa prática no filme 300 e 10 anos antes de cristo, que nos tempos antigos eram utilizadas pelos povos que habitavam a africa e o antigo oriente próximo e eram repudiadas pelos Judeus. Diante do exposto partimos para a interpretação gramatical dos livíticos que usa claramente o conectivo NEM que NÂO é conclusivo, mas aditivo. Ex. Pelos mortos, não faça isso, NEM isso! É importante vivenciarmos o momento histórico para nos posicionarmos a respeito de algo, ou iremos interpretar a Biblia de modo muito genérico (às vezes até o ifinito) e por vesículos soltos. Nesse sentido,e pela bondade de JESUS noso salvador, não considero a tatuagem um pecado que irá tirar sua salvação. Visto que existem aberrações muito piores. |
| |
Paula ArÚJO - Brasilia-DF (27/09/2009) |
|
Eu leio e releio comentários e versículos bíblicos sobre o uso de tatuagens, mas até hoje não me convenci de opinião alguma, a favor ou contra. Na bíbli fala claramente em Levítico 19, maas esse não ferir o corpo pederia tbm não furar a orelhas ou cortar o cabelo, como a bílbi nos diz que tudo que provém de dúvida é pacado! Melhor não arriscr a salvação por um desejo da carne. Eu que não vou julgar ninguém, mas prefiro não fazer para não correr o risco de desagradar Meus Deus e ser condenada por isso! |
| |
Paula ArÚJO - Brasilia-DF (27/09/2009) |
|
Eu leio e releio comentários e versículos bíblicos sobre o uso de tatuagens, mas até hoje não me convenci de opinião alguma, a favor ou contra. Na bíbli fala claramente em Levítico 19, maas esse não ferir o corpo pederia tbm não furar a orelhas ou cortar o cabelo, como a bílbi nos diz que tudo que provém de dúvida é pacado! Melhor não arriscr a salvação por um desejo da carne. Eu que não vou julgar ninguém, mas prefiro não fazer para não correr o risco de desagradar Meus Deus e ser condenada por isso! |
| |
lidiane garcia - Lisboa (24/09/2009) |
|
Bom, paz ao filhos de Deus.!
Eu particularmente, Cristã, sou contra o uso de tatuagens, pircegs, etc...
SOu nova convertida, mas conheço a palavra do Senhor desde pequena, e digo vos, na biblia vc encontra bons concelhos.
sobre a pergunta, a minha resposta é..com outra pergunta..
Porque Caim recebeu um sinal(uma marca) de Deus..???
Genesis 4:15....
O nosso corpo é templo do Espirito Santo, ele não habita num corpo de pecado...
Tudo que o mundo te oferece é pecado...
Se tiverem oportunidade olhem no livro de Proverbios 14:12 e vejam o que la diz....
Pessoal, busquem sabedoria Divina, busquem a Deus, que o seu Espirito Santo vos seja amigo, guia, tudoq ue não agrada a Deus ele vai tirar de voçe, basta vc querer e permitir!!!
Paz. |
| |
Marcelo - Brasília (21/09/2009) |
|
Essa é a tradução mais fíel de Levíticos 19:28 - "Pelos mortos não darei GOLPES na vossa CARNE; nem fareis MARCA alguma SOBRE VÓS. Eu sou o SENHOR."(Almeida corrigida fiel, 1995)
Como já disse em outros comentários, discordo com a visão das respostas desse site. A Bíblia é sim a resposta para todas perguntas, mesmo que seja difícel, como por exemplo para quem trabalha com tatuagem. Eu por exemplo trabalho com informática, e estou querendo sair dessa área justamente por causa de tanta pronografia, adultério e etc... Já trabalhei com Arte Final e sai também pq não queria ficar fazendo desenhos que fossem contra os princípios de Deus. Quem tem fé em Deus, não precisa se preocupar pq Deus sempre vai nos conseguir um emprego melhor !!!!
Que Deus os abençoe.
|
| |
luiz carlos - piracicaba (21/09/2009) |
|
irmaos, devemos nos importa, com coisas q defini nossa salvasao. como amar o tatuador e o tatuado. e os nao tatuado,,... |
| |
sidneia - sao paulo (20/09/2009) |
|
a paz a todos irmaos a biblia nos fala que tudo e lisido porem nem tudo me convem fazer.... tatuagem edifica a DEus???? a palavra de Deus nos diz nao vos escandalizei por coisa alguma, como vamos mostrar a diferença para as pessoas que nao conhecem a Deus se fazemos oque o mundo faz, temos que ser a o sal da terra DEus nos chamou para ser diferente... pois ate mesmo as pessoas do mundo irao falar ue mais ele nao diz que e crente e tem tatuagem???? nosso corpo e templo do espirito santo entao vamos deixar ele conduzir nossas vidas e nossas atitudes |
| |
fernando - bh (14/09/2009) |
|
flavio, vc é tatuador e quer justificar seu emprego, então vender drogas é lícito.
Nem tudo me convem. respeito seu trabalho ms o povo evangélico tem que separar pois se não compraremos imagens para ajudar o fabricante etc... |
| |
Hérica Lima - itaguai (11/09/2009) |
|
A paz do Senhor Jesus Cristo a todos os meus amados irmão . Bom vou relatar aqui a minha opinião como serva do DEUS altissimo eu tenho tatuagens fiz em um momento de minha vida em q eu ja conhecia os caminhos de JESUS eu simplismente me afastei dos caminhos e resolvi fazer tatuagens e piercing bom sei que é errado sei que não deveria marca meu corpo p.q meu corpo é templo do Espirito Santo hje estou novamente nos caminhos do Senhor aonde naum pretendo mais sair pra Gloria delle somente delle enton a minha opinião é a seguinte na Biblia naum esta escrito sobre tatuagens naum usa o termo no caso o termo usado é ''marca o nosso corpo'' entoon se Jesus deixou isso claro na sua palavra que naum devemos marca o nosso corpo p.q elle tem q ser santo como nosso DEUS é santo não devemos fzer tatuagens ou msmmarca o nosso corpo para que outras pessoas possa ver o brilho do Espirito Santo em nossas vidas e nosso corpo mostra revela quem somos nossas vestes nossos comportamentos entre a sociedade entoon se nois cristãos em Cristo Jesus adotarmos tatuagens piercings entre outras coisas naum estamos dando testemunho de cristão que somos e sim estamos nos contaminando de todas imundiças do mundo por isso meus amados vamos vigiar no q fazemos no que vestimos e no colocamos em nosso corpo p.q eis q as portas esta o Mestre JESUS elle esta pronto p. buscar sua igreja então vamos nos encher de poder e gloria vamos o buscar em Espirito e em verdade e naum brigarmos ou discurtimos pois o Evangelio naum é p. ser discutidos em brigas e afrontas e sim em opiniões e conclusões e chegarmos juntos a mesma conclusão Biblica bom é ate aqui espero q ler o meu comentario pense bem antes de cometer ou fzer alguma coisa mundana em seu corpo a paz a todos os irmão e fiquem com Jesus cristo ! |
| |
Leandro - Campo Grande (07/09/2009) |
|
Em Eclesiastes 1, em todo o capítulo, fala que tudo é vaidade, o ser humano quer fazer algo do mundo por pura vaidade e se apega a Deus para justificar o desejo da carne. Como foi bem colocado pelo pregador em 1Samuel 16:7, Deus não julga com olhos humanos ele enxerga o coração. Me perdoe os irmãos que fizeram tatuagens. Mas acho que isso deve servir de testemunho de arrependimento, pois é como beber, um gole não faz mal, mas e o testemunho que isso gera. |
| |
Eliezer Santos - Belém (25/08/2009) |
|
Lendo todo este debate, vejo q na Biblía tbm tá escrito para a mulher não cortar o cabelo pois é seu véu, mulheres não usar roupa de homem, homens não cortarem a barba, colocar brinco não é uma marca no corpo ? |
| |
welitania - PDF (25/08/2009) |
|
O que a Bíblia fala sobre tatuagem
"O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor." - Provérbios 16:20
"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." -
Levíticos 19:28.
A revista Galileu número 86 traz algumas informações interessantes sobre a tatuagem nos dias atuais:
A TATUAGEM NUNCA ESTEVE TÃO NA MODA
É impossível ir a praia, sair na rua e não encontrar um desenho,estampada no corpo das pessoas. Para muitos, a tatuagem é um modismo,
ou seja, logo passa e assim virá outra febre. Contudo, a tatuagem tem se tornado uma mania mundial e que traz dados interessantes.
Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas do tal fetiche. Na Europa, o aumento da demanda deu origem a uma nova disciplina acadêmica, a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma.
Apesar do modismo, a tatuagem não sai do corpo, ou seja, é impossível removê-la, e ao contrário de um modismo, não pode ser trocada a cada estação.
Um dos métodos mais avançados para se remover a tatuagem é o chamado PHOTODERM, uma máquina a laser que remove a tinta.
Segundo, o cirurgião Cláudio Roncai: "É um tratamento demorado e caro e o aparelho não representa a solução definitiva, pois normalmente sobram vestígios de pigmentos na pele".
DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS POR QUEM FAZ TATUAGEM
Lizete Araújo, vice-presidente da CATHO, uma firma de consultoria em recursos humanos especializada na recolocação de executivos, afirma:
"Normalmente, as empresas adotam os valores da sociedade, que, de maneira geral, ainda rejeitam esses adereços".Desde a década de 1950, os cirurgiões tentam amenizar a angústia de quem um dia desobedeceu um princípio social e familiar, afirmando que "o corpo é meu", e sofreu o preconceito e agora se encontra arrependido.
A tatuagem pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que pode prejudicá-la de três formas
distintas:
Socialmente - pois ela vai sofrer discriminação e preconceito.
Emocionalmente - porque a tatuagem é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, não conseguirá removê-la totalmente.
Espiritualmente - Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e Vrificar por si mesma que ela é instrumento relacionado com deuses e páticas ocultas e pagãs.
ANALISANDO O ASSUNTO PELA BÍBLIA:
"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.
Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo. Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com
tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmação.
Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e
os seus anjos foram precipitados com ele."
"E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é DIABOe Satanás, e amarrou-o por mil anos."
Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." - I Coríntios 10:23
"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2
"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." - I Coríntios 10:32
"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." - II Coríntios 6:3
/////////////////////////////////////////////////
Comunidade Cristã Internacional Atos 29
http://www.atos29.com.br Produzido em: 25 August, 2009, 11:10 |
| |
manelzinhodaconcordia - bacabal- maranhão (06/08/2009) |
|
bem,primeiramente a paz do senhor JESUS CRISTOesteja com todos vós.se devemos espelhar-nos em CRISTO,assim como a biblia naõ e´ precisa em relaçao as tatuagens,tambem naõ diz k JESUS ou algum de seus seguidores tiveram alguma dessas coisas,eu creio k nao.EU particularmente tenho tatuagem,mas apartir do momento k aceitei JESUS,nao tenho vontade de mostrar-las,mas tudo bem ,DEUS nao e como agente k olha a forma fisica,mas olha o k temos em nossos coraçoes e se estamos realmente seguindo a sua vontade.DEUS abennçoe a cada um de nós...(pra mim á tatuagém não é coisas mal,coisas mal é aquelas pessoas q praticam o mal com outras pessoas) |
| |
Adriano - São Paulo (16/07/2009) |
|
Não vou responder com minhas palavras, mas Deus fala neste momento: 1º]Não ameis o mundo, NEM AS COISAS que há no mundo, se alguém ama o mundo o amor de Deus não está nele. 2º]GALATAS 5:16. Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.17. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. 3º]GALATAS 05:24. E os que são de Cristo crucificaram A CARNE COM AS SUAS "PAIXÕES" e concupiscências.
Agora eu Adriano, pergunto: Você é de Cristo? Se sim, crucifique suas paixões na carne, sua concupiciências. Se você não é pode cumprir sua paixão e ir pro lugar segundo seu livre árbitrio. Você fazendo uma tatuagem, vc chamará ateñção pra pessoas olharem pro seu corpo e Jesus é claro: Eu porém vos digo que aquele que olhar e cobiças já adulterou. E também: Ai daquele que fizer um desses pequeninos tropeçarem, melhor lhes seria pendurar uma pedra no pescoço e se jogar no mar.
FALA DEUS.....
ESCUTE TAMBÉ, FM101.3 EM SÃO PAULO OU PELO SITE : WWW.CONVERTIDOS.COM.BR
|
| |
Anderson - João Pessoa (04/07/2009) |
|
essa resposta é para o marcos de sao bernardo do campo e para todos os outros
marcos vc quer justificar o uso das tatuagens pegando um verso isolado, meu irmão vá se converter vc ta dizendo q JESUS tem uma tatuagem???
marcos vc tem q entender q quase tudo q tem escrito no livro de apocalipse é SIMBÓLICO....e outra coisa, JESUS não iria escandalizar a sua igreja até pq Ele disse q s algum d nós fizesse isso estariamos pecando contra o nosso irmão e contra ELE leia 1Co 8:11-13....
e não venha usar versiculos isolados para justificar os seus erros
fica na PAZ de Cristo |
| |
hoquecio - SGP (28/05/2009) |
|
cara pela graça de DEUS só pela graça sou pregador do precioso EVANGELHO
sabem o que mal trata meu coração?
é ver a igraja discutindo se pode usar isso ou aquilo bla bla bla, emquanto pessoas estão carregando as marcas do pecado e não as de CRISTO !
PS: minha opinião quer com tatuagem quer sem tatuagem O FUNDAMENTAL É SEGUIR A JESUS
("para aquele que falaram que JESUS não tinha tatuagem porisso não vou ter", eu digo: JESUS andava de túnica comia pão sem fermento etc. então faça isso tambem)
|
| |
ana - rgt (26/05/2009) |
|
QUANTA HIPOCLISIA! VIIIIIIIIIXI. |
| |
Bernadete P. Nascimento - Planaltina-DF (30/04/2009) |
|
Vejo a questão da tatuagem como uma idolatria, como tem muitas pessoas que chegam a tatuar seu corpo inteiro, modificando assim, a sua pele que é o maior órgão que possuímos. Muitas vezes essas tatuagens são de figuras muito feias, pitorescas, etc... |
| |
fabiane - belem-pa (29/04/2009) |
|
bem,primeiramente a paz do senhor JESUS CRISTOesteja com todos vós.se devemos espelhar-nos em CRISTO,assim como a biblia naõ e´ precisa em relaçao as tatuagens,tambem naõ diz k JESUS ou algum de seus seguidores tiveram alguma dessas coisas,eu creio k nao.EU particularmente tenho tatuagem,mas apartir do momento k aceitei JESUS,nao tenho vontade de mostrar-las,mas tudo bem ,DEUS nao e como agente k olha a forma fisica,mas olha o k temos em nossos coraçoes e se estamos realmente seguindo a sua vontade.DEUS abennçoe a cada um de nós |
| |
ana - rgt (17/04/2009) |
|
continue seu trabalho amigo!vc é mais digno de q muitos q se dizem corretos,esses são hipóclitas!andam com biblias debaixo dos braços para enganar os homens.Mais será q Deus eles enganam?(esses são os piores) paz e bem! |
| |
flavio - caxias do sul (12/04/2009) |
|
sou tatuador,esse é meu sustento e de meus filhos nao faço mal a ninguem muito pelo contrario ajudo .sou mais eu pecador que algum de vcs , sem tatuagens ??? se meu coraçao so deseja o bem .se eu tiver a rspostabem convinncente de tatuagem e um pecado mortal>>> eu paro de fazer tatuagens assim , abraço a todos |
| |
jose freitas - (10/04/2009) |
|
uma pessoa escreveu certa,Deus ve a sinceridade do coração,se voce segue a Deus e so obedece a lei por obrigação e nao por amor e convicção aquilo nao vale...a igreja que proibe a tatuagem e a pesoa so cumpre a lei por forca e nao pelo coração,e logico que ela esta em pecado..dai o "DEUS SO VE O CORAÇÃO"... pois e atraves dele que Deus sabe se voce segue por sinceridade ou so pela lei... |
| |
jose freitas - (10/04/2009) |
|
Deus so ve o coracao,o meu coracao senti que a tatuagem não é de Deus,e ai?..quantas pessoas falam,meu coracao senti que isso não é bom?a pessoa que escreveu essa coluna disse uma verdade,nao é possivel afirmar ser ou nao permitido por Deus a tatuagem,porem a propria igreja pode defini-la como tal... |
| |
jose freitas - (10/04/2009) |
|
jesus tinha uma marca e nao uma tatuagem,tatuagem é feita pelo proprio homem,jesus tinha uma marca equivalente aquela que adquirimos quando vacinamos..ou ate quando um boi e marcado..era uma marca so....outro jesus nois manda imitar jesus homem,que nao tinha tatuagem algiuma..no apocalipse jesus ja e um ser divino e a marca dele brilhava..."REI DOS REIS" era a maca de nascimento dele e nao uma inutil e feia e repugnante tatuagem. |
| |
eduardo greco - (10/04/2009) |
|
segundo a biblia a autoridade dos membros maiores da igreja ,hoje conhecido como pastor,deve ser respeitada,se a igreja proibir oficialmente a tatuagem,desrespeitar a norma passa a ser pecado contra Deus ou seja o pastor probi sera proibido diante de Deus tambem...nesse caso o pecado passa a ser oficial...porem se a igreja nao proibi como a biblia nada diz sobre o assunto fica a cargo da pessoa,porem a pessoa pode se tatuar porem sem a certeza se e ou nao pecado..se a biblia nao diz,ficara a duvida.. |
| |
eduardo greco - paulinia (09/04/2009) |
|
imagine essa paisagem linda no quadro ,sendo substituido por um mopnte de tatuado? |
| |
eduardo greco - paulinia (09/04/2009) |
|
nao devemos fazer nada forcado pela lei e sim pela consciencia...se nao precisamos da lei,tambem nao podemos ser impedidos de fazer coisas que a propria biblia condena fortemente no apocalipse..a biblia diz que temos que estar atento ao pecado... |
| |
eduardo greco - paulinia (09/04/2009) |
|
quando diz "nao viveras sobre o julgo dalei" quer dizer nao viveras sobre influencia de outros...nos mesmos temos que ter consciencia do que e certo ou errado ,como na igreja catolica onde eles proibem tal pratica mais nao impedem que quem as desobedeca entre no templo...antigamente os desobedientes eram impedidos de entrar ou ate mortos...a propria biblia diz..tudo lhe es permitido porem nem tudo e conveniente...nos devemos ter nocao do erro...nao fazer tatuagem nao é pecado,agora fazer tenho muiitas duvidas..
Existe dois versiculos "se existe duvida nao faca"
se aquilo que tu fazes escandaliza o mundo,nao faca.
tatuagem ate hoje e um simbolo de invocacao de demonios na tailandia,india e outros...a biblia diz que seremos alvo feito a neve,a neve nao tem manchas |
| |
Italo - Distrito Federal (09/04/2009) |
|
É por qualsa dessa infantilidade de falar que tatuagen é pecado que por qualsa disso que nós servos do Deus alticimo somos discriminados sendo jugados pessoas desatualisadas e pessoas que não tem convivencia social. |
| |
Italo - Distrito Federal (09/04/2009) |
|
Muitas pessoas usam levítico 19:28 como justificativa de que é pecado mas em Gálatas 2:16 "Sabemos que ninguem e justificado pela pratica da lei, porque pela pratica da lei ninguem é justificado." e em Gálatas 2:21 "Não anulo a graça de Deus; pois, se a justisa em pela lei, cristo morreu inutilmente!" |
| |
eduardo greco - paulinia (08/04/2009) |
|
a biblia diz,tudo lhes e permitido porem nem tudo e da vontade de Deus,a biblia nao é um simples livro de perguntas e respostas e sim devemos nos analisarmos se a tatuagem é ou nao pecado..Deus tem a opiniao dele sobre a tatuagem ou e ou nao pecado ,nos e quem devemos descobrir qual esta correta...fumar e pecado?jogar na loteria e pecado?pra mim a tatuagem é pecado sim e nao muda...nao imprimiras nada em vosso corpo "nao diz se e em caso de louvor aos mortos ou a outros" |
| |
ana - rgt (06/04/2009) |
|
se todo o mal do mundo for uma tatuagem,então não temos mal algum.paz e bem! |
| |
Wilson Cirino - São Paulo (01/04/2009) |
|
O SIMBOLISMO E OS PERIGOS DA TATUAGEM
O Dicionário de Símbolos de J.E. Cirlot diz que "o simbolismo genérico engloba tatuagem e ornamentação como atividade cósmica, incluindo sentido sacrificial, místico e mágico. Veja alguns pontos:
1. A tatuagem pode ser um sinal de propriedade e pacto místico
No oriente (China, Japão), a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos.
"Na antiguidade, a tatuagem associava-se ao culto dos deuses-demoníacos e era praticada durante ritos dedicados por feiticeiros. O sangue que brotava das feridas, o qual, segundo criam, levava consigo os espíritos malignos." "Dá idéia de consagração." O pacto era feito para se incorporar a entidade do desenho: escorpião, demônios (I Co 10.20-21)
2. A tatuagem pode identificar o grupo e ser usada como talismã.
Na Polinésia identificava o clã e a hierarquia. Na Europa do séc. XVII ela passou a ser propagada pelos marujos como talismã, distinguindo-os dos demais. A máfia japonesa, yakuza, surfistas, metaleiros, presidiários, fazem o mesmo. Os nazistas tatuavam judeus para ofenderem sua fé (I Co 3.16-17; 6.19-20; I Ts 5.5).
3. A tatuagem pode expressar anarquismo e rebeldia
A palavra tattoo, propagada por James Cook, refere-se ao som dos ossos finos usados na aplicação da tatuagem. A máquina elétrica foi patenteada por Samuel O'Relly em 1891, em Nova York, e chegou ao Brasil em 1959. A onda atual que inclui o piercing vem dos hippies e punks e da influência do rock pesado. Essa herança comunica rebeldia a Deus, à família e às autoridades. Defende a liberdade sexual e a Nova Era (Ef 5.6-13; I Ts 5.22; Cl 3.17; 2.6).
OS PERIGOS DA TATUAGEM E A BÍBLIA
Este estudo fala apenas da origem da tatuagem. Muitos a usam por razões próprias (I Co 8.9; Rm 14.12). Mas, há riscos de contrair o vírus HIV, hepatite, infecções bacterianas e virais. Se você fez a tatuagem sem orientação, a liderança da Igreja local lhe dirá como agir.
"... e escrita de tatuagem não porei em vós" (A Torá -tradução judaica). "Não façam cortes no corpo por causados mortos, nem tatuagens em si mesmos" (Lv 19.28 - NVI - Nova Versão Internacional da Bíblia). |
| |
Pe Clovis Ribeiro - sao luis (27/03/2009) |
|
A coisa mais importante a se analisar é: qual era a puniçao para quem nao cumprisse as ordens dada aos hebreus? Seria apedrejado. Alguém aí vai apedrejar alguem porque fez uma tatuagem? Nao apedrejamos nem adulteras, quem dira um bosta duma tatuagem. Paz. |
| |
celso - Limeira (14/03/2009) |
|
caro irmãos sabemos que cada um tira sua propria conclusão a esse assunto mais quero dizer que quando DEUSnos criou , nao fez com tatuagem pircem baton maquiagem ,mas nos criou a imagem e semelhança de DEUS por isso te digo uma pergunta . O que seria se conhecessemos jesus cristo cheio de tatuagem e pircem . COMO seria nossa fé , acreditariamos ou não em JESUS SEDE SANTO COMO EU SOU SANTO.DEUS te abençoe |
| |
Nathália - BH (06/03/2009) |
|
Sabe, meu coração doi quando eu vejo comentarios como esse do Diogo, na biblia esta escrito claramente para quem sabe ler que Deus não olha aparencias, ama a todos iguais...e vem uma pessoa que se diz tão religiosa jugando aqueles que fumam, bebem e fazem tatuagens....isso é o cumulo.
Ou será que ele é o proprio Deus e ninguem esta sabendo? Não julgue as pessoas por que isso é muito feio, Deus ama a todos igualmente e não importa se a pessoa tem uma ou duas tatuagens, li um comentario bem bacana aqui sobre escrever algo glorificando ao senhor...achei super interessante...afinal estaria escrevendo na casa do espirito santo (nosso corpo) algo que glorifique o Senhor.
A Paz a todos. |
| |
francisco lima - rio branco /acre (23/01/2009) |
|
capitulo 7; veciculo 15.em mateus,dis assim.cuida do com os falsos profetas eles vêm a vcs vestidos com peles de ovelhas,mas por dentro são lobos ferozes.E no veciculo 21 dis assim.Nem todo aquele que me diz senhor senhor entrarà no reino do cèu. sò entrarà aquele que põe em pratica a vontade do meu pai que está no céu. irmãos procurem entender a menssagem que deus está nos mostrando através do espirito santo.que deus lhe de entendimentos a cada um de vcs. QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VCS. |
| |
Daniel Luis Gomes de Souza - Niterói (30/11/2008) |
|
Muito legal, Marcos, Elaine e Wellington. Tem muita gente que prega contra tatuagens, mas fez maquilagem definitiva, e aí, pode? A da gravata foi excelente, e aí como é que fica? Jesus cansou de falar que Deus não vê o exterior e sim a sinceridade do coração. Mas, continuo achando que precisa haver razoabilidade de limites de perfurações e tipos e locais de se fazer uma tatuagem. Fiquem com Deus. |
| |
welington - 25 anos (27/11/2008) |
|
viva sua vida faça o bm tente nao ser tao podre
o cristao esta em constante atrito sao varias denominaçoes cada um quer cssaber mais doq o outro pregue a paz nao guerra a liberdade foi conquistada na cruz entao vc é livre para fazr oq quizer !!!! DEUS É AMOR !!!!! com tatoo ou nao vc vai ser sempre amado por DEUS !!! |
| |
melry - santos (23/11/2008) |
|
Amigos!parem de bobagens,ninguem sabe a verdade.AME O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.com tatuagem,ou sem tatuagem.Isso não diminui ninguem,nem exalta ninguem.É tudo uma questão de gostar ou não.Tem tanta coisa pior para se preocupar,e voces estão preocupados com tatuagens?Largue mão! |
| |
BRUNO - arcos (21/11/2008) |
|
Sua interpretação está errada. Não faça tatuagem que estará pecando. A PRIMEIRA PARTE diz sobre mortos, mas a segunda não, a SEGUNDA PARTE fala explicitamente sobre tatuagens. Como dizem os meus amigos evangélicos, a Bíblia é tão mística que fala do passado, presente e FUTURO. ~Repito, não faça tatuagem, ESTARÁ PECANDO. |
| |
Elaine - mogi guaçu (18/11/2008) |
|
concordo com meu amigo marcos, os leigos leem a biblia e tiram suas conclusões erradas e usam isso para ferirem outras pessoas, depois de tudo que li e pesquisei sobre esse assunto, cheguei á uma simples conclusão, fazer tatoo e usar piercing não é pecado e quero ver alguém falar que é, ler a biblia a tirar suas próprias conclusões é fácil, agora entender o que realmente Deus quis dizer ai eu quero ver, se tiver algum santarrão ai que saiba mais que Deus por favor me fale então o que tem na minha biblía de errado que eu rasgo ela. E por favor me provem de verdade onde fala que é pecado, mais analiza bem, estude bem, sobre esse assunto, tenho curiosidades em saber mais sobre isso, e tenho tido muita sabedoria sobre tal assuntos, eu respeito as opiniões alheias, mas desde respeitem as minhas, Deus já sabia que isso ia ter no mundo, porque Ele não colocou bem claro lá que é pecado fazer tatoo ou piercing, pecado ou não a biblía deixa muitas dúvidas, sobre: porque o homem não continua a usar vestidão como antigamente, o uso da gravata por exemplo, quem estudou sobre isso sabe que a gravata foi inventada por um homossexual, e muitos pastores trouxeram isso pra dentro da igrejas, e ai? isso pode. |
| |
marcos - sao bernardo do campo (17/11/2008) |
|
bom todos dizem a sombra de tattuagens pra basear-se em lev.19-28
issu era nos tempos da Lei e como cristo veio pra mudar issu tbm esta escrito la no finalzinho ja em apc.19-16
"E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores" pra mim ta bem esplicito caso alguem descorde por favor comente |
| |
ACS - Sorocaba (11/11/2008) |
|
Tudo Vai Virar Pó E vai Feder!!! O Tatuado E O Crente, O Negro e o Branco. O Ateu E O Cristão...... Viva Sua vida e se no final O Grande Deus Quiser te jogar no inferno por ter uma tatuagem , Paciêcia temos que respeitar sua ordem. Prefiro naum viver eternamente em um mundo onde todo mundo sera igual e sem pensamento e ainda por cima andará em um chão de ouro" Pra Que?" |
| |
Daniel Luís - Niteroi-RJ (13/09/2008) |
|
Eu entendo que na Bíblia não diz claramente sobre o assunto e deixa para interpretações. Ao meu ver, se uma pessoa se diz crente e quer fazer uma tattoo, escolha um desenho ou dizeres que não deixe dupla interpretação e nem escandalize o irmão e principalmente o lugar que deva fazer. Tem certos lugares no corpo principalmente da mulher, que fica meio vulgar de ter uma tattoo. No mais, Deus vê mesmo é a intenção e o desejo no coração de cada um em servi-lo e pra Ele é mais importante o que fazemos aqui na terra pelo seu reino e pelas almas perdidas do que por bobagens como fazer ou não tatuagens. Eu, ainda não tenho nenhuma, mas isso é extremamente individual. Que Deus abençõe a todos. Abraços. |
| |
alex - s p (03/09/2008) |
|
Eu conheço muitos evangélicos,que não usam tatuagem e são uns caloteiros de primeira linha.o que será que pesa mais: fazer tatuagem? ou dar calote. |
| |
Débora - bento gonçalves (02/09/2008) |
|
Quando entrei no site a procura de uma resposta com embasamento biblico para meu pensamento a respeito do cristão fazer tatuagens, não imaginei q sairia mais convicta do meu pensar,o texto q li m fez refletir e ver q realmente na biblia não há contradições,e não há PROIBIÇÃO em fazer tatuagem, até mesmo pq, c fosse levar ao pé da letra o que está escrito nela, não fariamos incisões, e uma incisão é um ato cirurgico, qualquer cirurgia nos deixa uma marca(cicatriz) e há muitos cristão com várias em seus corpos, será q por isso perderiam o reino de Deus?Vejo mais "julgamento" da parte dos evangelicos a respeito desse assunto, do q uma convicção sobre o fazer ou não. |
| |
Luiz Carlos - 34 (26/08/2008) |
|
Não acho correto uma pessoa evangélica colocar tatuagem, mas, caso uma pessoa que ainda não é evangélica tenha tatuagem, e logo depois aceitar o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, não vejo problema na tatuagem que a pessoa já tinha. A Bíblia diz em 2 Coríntios Cap. 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
A pessoa que é evangélica e não tem tatuagem, na minha concepção não deve colocar, pois a Bíblia fala que o nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus, por isso devemos guardar o nosso corpo limpo para o dia que Jesus voltar. Deus abençoe a todos!!! |
| |
Rogério - Rio de Janeiro (25/08/2008) |
|
Eu também acho que o cristão não deve usar tatuagens. O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Se Deus usasse tatuagem, nós também já nasceríamos tatuados...
Com relação aos tatuados que se convertem, certamente o Senhor Jesus os receberá sem restrição nenhuma. Pois, o que importa é a salvação da alma. Agora, o cristão que faz tatuagem está seguindo a moda, e moda não é coisa de Deus.
Fiquem com Deus, e que a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. |
| |
Alexandra - (24/08/2008) |
|
So queria fazer um cometario sobre a tatuagem, que as pessoas que se dizer serva de Deus, parem de criticar as pessoas que tem e que estão tentado buscar a Deus na igreja. Então quer dizer que seu eu aceitar Jeseus como meu Sr. e salvador e tenho uma tatuagem eu ñ vou ser perduada? A te digo que Jesus esta mentindo pqr na biblia Jesus fala que devemos amar nosso irmão,(mais se ele tiver tatuagem ñ) que ridiculo. Vão se converter para ai depois ajente conversa. |
| |
hanniel - goiania (29/07/2008) |
|
Não acho errado pois como ja foi citado no texto assima Deus vê e o coração e não a aparencia e digo mais ninguem tem o direito de julgar se deve ou não faser algo pois o unico que tem esse dever de julgar e Deus então que quer se faser juiz de algo cuidado pois pode acabar sendo condenado. cada um cuide de sua propria vida pois a salvação e individual e procure ler mais biblia para não falar asneiras... |
| |
Gleison - Contagem - MG (17/06/2008) |
|
Estou super afim de fazer uma tatuagem com o Escudo da Fé mais ainda não sei se me e licito fazer isso e estou com medo de estar errado a respeito da tatuagem vou informar com o meu pastor!!!
|
| |
melry - s. (25/05/2008) |
|
Eu não gosto de tatuagem porque acho ridículo,mas não condeno quem o faça,desde que não prejudique ninguem.não vejo mal algum. |
| |
Régis - Campinas (17/05/2008) |
|
O comentário do Diogo é muito forte, pois vem como uma espécie de julgamento, creio que meu corpo sendo templo do Espírito Santo tenho que cuidar dele como tal e se eu quiser externar para as pessoas que não me conhecem através de uma tatuagem Deus é Fiel seria uma porta aberta para eu falar o porque marquei o templo do Espírito com uma frase que não está depreciando a ninguém, muito pelo contrário estarei glorificando ao nome de Deus com meu corpo. |
| |
diogo - natal (22/03/2008) |
|
eu acho errado a pessoa ser evangelica fazer tatuagem. agora quem nao é pode fazer avontade,agora a pessoa sendo evangelica servir ao senhor em espírito e em verdade fazer uma tatuagem essa eu nunca vi na minha vida. e pago para vê, se fazer porque nao é um crente. e a mesma coisa as pessoas que fumam, só porque nao tem na bíblia sobre quem fuma e bebe as pessoas querem argumentar a respeito disso. que quer servir a Deus de verdade que faça isso para vê o que aconteçe na vida. nao tem crescimento espiritual nenhum. |
| |
|
| |
 |
Busca |
|
|
|
| |
 |
Últimas respostas |
|
| Em qual livro da Bíblia está escrito que da boca das crianças sai o perfeito louvor?(Leia a resposta) |
|
| Gostaria de saber quantas vezes está escrita a palavra "oferta" na Bíblia.(Leia a resposta) |
|
| |
 |
As 3 mais lidas |
|
| É pecado sexo antes do casamento e por quê? Por favor, cite textos.(Leia a resposta) |
|
| Gostaria de saber onde na Bíblia se fala a respeito de alimeno que não se deve consumir e sobre tatuagens(Leia a resposta) |
|
| Quantos capítulos tem a bíblia evangélica?(Leia a resposta) |
|
|
| |
 |
Tire a sua dúvida |
|
| Se você tem uma dúvida sobre algum tema relacionado com a Bíblia, nós respon-demos. Clique aqui para inserir uma nova pergunta. |
| |
|